Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Abril de 2010 às 08:54
Por: Alecy Alves

    Imprimir


PEDRO ALVES/DC
Comerciantes dizem não ter negociado com governo e querem local melhor
Comerciantes dizem não ter negociado com governo e querem local melhor

A “Feira do Verdão”, denominação popular do principal terminal atacadista de hortifrutigranjeiros de Cuiabá, situada a menos de 500 metros da entrada principal do estádio Governador José Fragelli, deverá ser transformada em um grande estacionamento de apoio para a Copa de 2014.

A Agência da Copa (Agecopa) planeja dividir os três hectares ocupados pela feira em aproximadamente 750 vagas para carros de autoridades, comitivas desportivas e veículos em serviço durante os jogos e outras atividades relacionados ao evento esportivo.

Atualmente o terminal tem 350 pontos comerciais fixos e 200 eventuais (pequenos agricultores que comercializam seus produtores uma ou duas vezes por semana).

A feira vende itens variados, desde ração para animais até ferramentas, mas a venda de frutas, verduras e legumes representam mais de 60% da economia local. Os principais clientes dos feirantes são os supermercadistas, donos de restaurantes e pequenos comércios da periferia de Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com dados da Associação dos Feirantes, o terminal gera cerca de mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos no campo e na cidade.

O administrador do terminal, Alexandre Pereira da Silva Filho, disse que nenhum atacadista ou pequeno agricultor que expõe seus produtos é contra deixar o local. Desde que, disse, a transferência seja para uma área bem localizada, de acesso fácil e dotada de infraestrutura.

Quando se refere à infraestrutura, explicou Silva Filho, quer dizer boxes padronizados, ambiente com boas condições de higiene e outros serviços básicos. A padronização, observou ele, deverá ser segmentada, ou seja, por tipo de produto. Um estacionamento próprio e amplo também seria fundamental, reivindicou.

De acordo com Silva Filho, ainda não houve negociação entre feirantes e representantes do governo do Estado e a prefeitura de Cuiabá, este última proprietária da área em questão. Entretanto, em setembro do ano passado, durante uma audiência pública sobre os projetos da Copa de 2014, os atacadistas foram informados da possível transferência.

Para os próximos dias, a Associação dos Feirantes espera ser chamada para uma reunião com Agecopa, prefeitura de Cuiabá e outros órgãos estaduais e municipais.

CONDIÇÕES ATUAIS – O terminal do Verdão está em péssimas condições de higiene e conservação. Nos dois dias consecutivos, na segunda e terça-feira desta semana, a equipe de reportagem do Diário que esteve lá encontrou um cenário de muita sujeira e abandono.

Este centro comercial foi criado em 1995 por ocasião da mudança da antiga Feira do Porto, que funcionava na frente do Museu do Rio (antigo Mercado do Peixe). Naquela época, os atacadistas e varejistas dividiam o mesmo espaço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134629/visualizar/