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Economia
Terça - 27 de Abril de 2010 às 05:24
Por: Monica Cintra/Katiuscia Zanata

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Enquanto diversas redes de varejo investem altos capitais para introduzir o Marketing Sensorial em seus pontos de venda, como estratégia para vender mais e atrair o público, que acaba associando cheiros, cores e sensações à marca ou produtos, a Nutty Bavarian – rede de franquia de quiosques de nuts glaceadas – conseguiu naturalmente os resultados deste tipo de marketing, sem precisar gastar nenhum centavo.

Como as nozes, avelãs, amêndoas e castanhas, entre outros, são glaceadas na hora na maioria dos quiosques há 14 anos, exalando aquele cheiro característico que atrai pessoas de todas as idades, a rede resolveu testar se realmente a vontade de consumir os produtos estava diretamente ligada ao cheiro tentador que eles produzem. E a pesquisa, encomendada pelo Marketing da Nutty Bavarian confirmou: a primeira sensação que vem à mente das pessoas quando elas se lembram da marca é o cheiro de nuts adocicadas e crocantes sendo preparadas na hora.

A pesquisa ouviu pouco mais de 300 pessoas freqüentadoras de shopping centers. 66,7% do total afirmaram que se sentem motivadas a consumir os produtos quando sentem seu cheiro. Do total de pessoas que afirmaram ter consumido as nuts da Nutty Bavarian uma única vez, todas, sem exceção, afirmaram ter sido o cheiro o fator principal do consumo.

Segundo a empresária Adriana Auriemo, responsável pela criação da franquia no Brasil, o Marketing Sensorial utilizado pela Nutty Bavarian, que cada vez mais é uma tendência mundial para fixar a marca de empresas e produtos, foi “sem querer”, como ela mesma diz. “O produto feito na hora criou uma identidade que é quase tão forte quanto a imagem de nossos quiosques. E isso sem precisar borrifar essências nos pontos de venda, como fazem muitas redes”, brinca ela. “Pesquisas internacionais mostram que o olfato é considerado o mais forte dos sentidos, influenciando estados de humor, evocando memórias e disparando novas reações. No marketing Olfativo, os objetivos visam a conquista, consolidação e aumento da simpatia pela empresa ou produto”, explica Adriana.

A franquia, que faturou R$18 milhões no ano passado, está perto de alcançar a marca de 70 unidades em todo o país. Graças aos seus diferenciais, a marca segue acompanhando o setor de franquias e crescendo mais de 10% a cada ano. Hoje, são Cerca de 140 mil clientes atendidos por mês nos quiosques. “Nosso plano prevê alcançar 130 pontos de venda nos próximos anos”, revela Adriana, que tem vários Estados brasileiros como alvos para a expansão este ano, principalmente o Rio de Janeiro e Santa Catarina. Com investimento de cerca de R$70 mil reais, a Nutty oferece 30% de rentabilidade para os franqueados.






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