Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 26 de Abril de 2010 às 18:13
Por: Evandro Strieder

    Imprimir


Vitrine tecnológica regional, assim foi definida a 3ª Parecis SuperAgro- Feira Tecnológica de Negócios do Parecis realizada entre os dias 19 a 22 de abril de 2010 em Campo Novo do Parecis. Não menos melhor que as duas edições anteriores segundo o presidente do Sindicato Rural, Odenir Ortolan, a terceira edição revolucionou o modo de pensar da sociedade sobre produção agrícola.

Abrangendo todos os públicos, a Feira reuniu mais de trezentos expositores que acreditaram no potencial da Parecis SuperAgro que juntos levaram o nome de Campo Novo do Parecis, para todo o Brasil via televisão (Canal do Boi – Leilão SuperAgro, que em negociações superou um milhões de reais e do Canal Rural - Rural Eventos, com mais de duas horas de transmissão ao vivo para todo o Brasil).

A visibilidade da agricultura da região do “Chapadão do Parecis” ultrapassou todas as fronteiras e se projetou a nível nacional de uma forma dinâmica e muito transparente afinal a Feira não se ateve somente em apresentar as novidades e possibilidades de aumentar a produção e os lucros. A preocupação com o andamento do setor agrícola, foi levada a sério e norteou boa parte das palestras (Circuito Aprosoja ) e simpósios (Oleaginosas e Crédito de Carbono), onde o pequeno produtor rural teve a oportunidade de acesso a novas tecnologias e esclarecer as suas dúvidas com os mais renomados palestrantes do Brasil que estiveram em Campo Novo do Parecis discutindo e apresentando aonde estão as oportunidades e como chegar até elas.

O primeiro simpósio matogrossense sobre “Sequestro de Carbono e Possibilidades de Crédito de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais”, foi um destes destaques. Coordenado por conhecedores na área, como da presidente da Ong Brasil Mata Viva-Goiânia/GO e diretora do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental-Idesa,Maria Tereza Umbelino. Rodrigo Martinez Castro, Engº. Agrônomo, doutorando do Depto. de Agronomia – Ciências Agronômicas UNESP Botucatu-SP. Ricardo Arioli Silva, vice-diretor da Aprosoja. Dr. Márcio Antônio Portocarrero, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do MAPA, Brasília-DF. Miguel Daoud, comentarista econômico do Canal Rural e articulista do Jornal Valor Econômico. José Luiz Tejon, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing-SP e Fundação Getulio Vargas, do Consultor Fernando Pimentel, do Agro Security. Do presidente da Aprosoja Brasil/ MT, Glauber Silveira da Silva.

Também novidade no setor agrícola do Estado, o primeiro simpósio matogrossense sobre Oleaginosas, reuniu em um só dia, o consultor e Pesquisador César de Castro, da Embrapa de Londrina/PR. O Pesquisador Dr. José Ignácio Godoy, do IAC –Campinas/SP. O Dr. Carlos Milhomem, da Empaer Cuiabá/MT.

Dr. Maurício Dutra Zanotto, Unesp Botucatu/SP. O Pesquisador Dr. Rogério de Sá, IMA MT de Primavera do Leste/MT. Os debates, do simpósio sobre oleaginosas, foram coordenados por Álvaro Ortolan Salles.

Não podemos esquecer da palestra que abordou a Sucessão Familiar, direcionada pelos consultores da Affectum – Auditoria e Consultoria Empresarial do Rio Grande do Sul  e do apresentador, João Batista Olivi do Canal Rural, que transmitiu a Feira para todo o Brasil por mais de duas horas, e tantos outros que merecem destaque por lutarem em prol da sobrevivência da agricultura, como Rui Prado, presidente da Famato, Homero Pereira, deputado federal (defensor das causas agrícolas). Todos estiveram discutindo através de painéis, a atual situação da agricultura e buscando alternativas para melhorá-la.

O sucesso da Feira não se ateve somente aos palestrantes, o grande público (aproximadamente 4.500 pessoas), que participou ativamente nos quatro dias da Parecis SuperAgro, visitando e interagindo com as novidades apresentadasna Feira.

Finalizando os trabalhos da edição de 2010, Odenir Ortolan, presidente do Sindicato Rural, motivado pelo sucesso do evento que este ano teve como norte a preservação ambiental, agradeceu todos os parceiros (Banco do Brasil, SENAR, AMPA, IMA-MT, Fundação- MT e Famato), por terem ajudado a realizar a 3ª Parecis SuperAgro, e transforma - lá em um grande evento. “Não posso deixar de agradecer os parceiros que desde a primeira edição acreditaram no evento, e ajudaram o Sindicato Rural a realizar a Feira Tecnológica de Negócios do Parecis”, pontuou Ortolan, ressaltando que cada empresa participante tem seu mérito individualizado pelo Sindicato Rural. “Se não fossem as mais de trezentas empresas, a SuperAgro não seria tão perfeita como foi este ano”, explicou Odenir, já antecipando algumas novidades para a 4ª edição da Parecis SuperAgro entre elas, Odenir destacou o turismo rural que deverá ser mais uma das áreas a ser exploradas na Feira em 2011. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134832/visualizar/