Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 26 de Abril de 2010 às 04:05
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


O produtor rural e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira é mato-grossense, filho e neto de fazendeiros e acompanhou de perto a evolução tecnológica no campo responsável pela abertura de novas fronteiras, aumento da produtividade, colocando Mato Grosso em posição destaque no cenário nacional e mundial.

Segundo Glauber, que também é engenheiro agrônomo, na época de seu avô, praticamente não havia tratores nas propriedades rurais e tudo era feito de forma manual. "Meus avós plantavam cana, criavam galinhas, vacas leiteiras. Viviam da produção de subsistência e da venda de rapaduras e outros produtos para garimpeiros da região de Chapada dos Guimarães". Já o pai de Glauber teve um trator da Companhia Brasileira de Tratores (CBT), de 1959, cuja tecnologia ajudou a abrir as fronteiras da agropecuária nacional, imperando por cerca de 20 anos, até a década de 1980 quando abriu falência por não resistir à entrada das grandes multinacionais que passaram a dominar o mercado. Diferente de seus ancestrais, as lavouras de soja e milho de Glauber são todas mecanizadas, o que contribui fundamentalmente com a produtividade e quantidade de grãos plantados.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, avalia que o avanço da agricultura em Mato Grosso - que colocou o Estado em destaque na produção agropecuária nacional e mundial durante as últimas duas décadas - é resultado do crescente aumento da tecnologia utilizada no campo e a incorporação de novas áreas. Segundo ele, a aquisição de máquinas agrícolas ocorreu em proporções semelhantes no Estado, o que acabou se traduzindo em produtividade agrícola e operacional de máquinas, reduzindo perdas e custos operacionais, com consequente aumento da rentabilidade.

Outro fator relevante da mecanização no campo é que os investimentos em máquinas agrícolas pelos produtores rurais sempre estiveram vinculados às políticas de crédito do Governo Federal. Ou seja, os aumentos ou reduções na aquisição de máquinas aconteceram na mesma proporção que a liberação de recursos, em especial a Linha Moderfrota - Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134939/visualizar/