Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 24 de Abril de 2010 às 12:05
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


Mato Grosso é o terceiro maior produtor de milheto do país. A cultura é um dos principais destaques do 2º Encontro Tecnológico realizado pelas Sementes Adriana. O evento acontece durante todo o dia de hoje na região Sul do Estado. Várias palestras técnicas serão realizadas a fim de fomentar a produção agrícola em Mato Grosso.

O presidente do grupo Sementes Adriana, Odílio Balbinotti Filho, comentou que desde 2006 várias técnicas estão sendo introduzidas sobre os híbridos. Segundo ele, diversas avaliações foram realizadas sobre fungicida, manejo adequado entre outros.

Para ele, faltam políticas públicas do governo no sentido de regulamentar a atividade agrícola. No entanto, não existem linhas de crédito, por exemplo, para que os produtos financiem a produção.

A Sementes Adriana por sua vez mediante o pioneirismo custear através de linhas de crédito com topo suporte técnico de melhoramento de grãos na qual o produtor paga com a sua matéria-prima. Ano passado foram comercializados 100 mil hectares de grãos ADR em uma área de 36 mil hectares.

Para o especialista em nematóide da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Jaime Maia dos Santos, o milheto é capaz de filtrar a cultura hospedeira de um plantio direto, no caso, a soja. A planta quebra o ciclo dessa praga por conta da sua resistência de solo.

A cultura proveniente da África é bastante peculiar aos solos semi-áridos. No país os primeiros testes com a cultura ocorreu na década de 70. Na região Centro-Oeste ganha destaque com a variedade BN1, na década de 80.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135025/visualizar/