Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 23 de Abril de 2010 às 19:29

    Imprimir


Começa, na próxima segunda-feira (26), a II Conferência Estadual de Economia Solidária, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), o evento ocorre até o dia 28. Os principais objetivos são: avaliação dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária; proposição de prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas, dentre outros.

Direcionado a representantes do Poder Público, organizações da sociedade civil, empreendimentos econômicos solidários e suas representações, o evento tem como tema “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.

Sob o lema “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”, a Conferência pretende avançar no reconhecimento do direito a formas de organizações econômicas baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na sustentabilidade e na solidariedade como modelo de desenvolvimento.

Neste sentido, as Conferências são momentos privilegiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes. “Encontros como esse oferecem subsídios aos órgãos governamentais na formulação e avaliação da execução de políticas públicas”, destaca o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda. Segundo ele, a Economia Solidária contribui para o combate à pobreza e à desigualdade social. “É uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de renda”, acrescenta.

Produzir com solidariedade

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, e não do capital, de base associativista e cooperativista. Em Mato Grosso, esta prática avançou nos últimos anos, tanto em organização quanto em execução de ações no território. Há ainda o crescimento do número de empreendimentos econômicos solidários resultantes da ação das incubadoras e de outras entidades de apoio e das políticas públicas que demandam a organização coletiva. Levantamento realizado pela Rede Unitrabalho, em 2007, identificou 742 empreendimentos de Economia Solidária no Estado.

A etapa estadual é antecedida pelas Conferências Regionais de Economia Solidária, realizadas entre 18 de março e 11 de abril, em todo Estado, e cujos resultados serão submetidos à apreciação para deliberação e aprovação. O evento conta com a organização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT), Rede Unitrabalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rede Mato-grossense de Educação e Socioeconomia Solidária (Remsol), e Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso (FEES-MT). Além disso, recebe o apoio da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), e Caixa Econômica Federal (CEF).


Confira abaixo a programação do evento:

26/04 – Segunda-feira

18h – Início do credenciamento

19h30 – Abertura da II Conferência Estadual de Economia Solidária

20h30 – Painel 1: Balanço dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional. (Professor Paul Singer)


27/04 – Terça-feira

8h às 10h – Trabalho em Grupo

12h às 13h45 – Intervalo para almoço

14h – Painel 2: Direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade, como modelo de desenvolvimento

15h às 17h – Trabalho em Grupo

17 às 18h30 – Plenária


28/04 – Quarta-feira

8h – Painel 3: Prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de atuação e de organização de políticas e programas de Economia Solidária

9h às 11h – Trabalho em Grupo

11h às 12h30 – Plenária

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h – Eleição dos delegados

15h – Plenária final






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135095/visualizar/