Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Abril de 2010 às 03:58
Por: Andréia Cruz

    Imprimir


Quem já está se incomodando com a onda de calor dos últimos dias deve se preparar. A previsão é que a Capital enfrente dias mais quentes e com baixa umidade do ar até o início do inverno, a partir da segunda quinzena de maio, quando as temperaturas diminuem novamente.

Hoje, a temperatura deve alcançar a marca dos 37 graus e a umidade relativa do ar cai para 45%. “Entramos no período seco, com chuvas isoladas. Por enquanto, a umidade do ar está alta na parte da manhã, mas, a partir da próxima semana, ficará baixa durante todo o dia”, informou o técnico do 9º Distrito de Meteorologia de Cuiabá, Waldilson Almeida Fidelis.

O ideal para a população é que umidade relativa do ar seja em torno de 60%. Abaixo disso, muitas pessoas, principalmente idosos e crianças, são os primeiros a sentir os efeitos do tempo seco. “A umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde, ocasionando falta de ar”, completou o técnico.

Os trabalhadores de rua, como os garis, são os que mais sentem o calor e, por isso, não deixam o boné de lado. O “seo” Cirilo Brito de Sousa, de 63 anos, é um desses trabalhadores que há dois anos passa oito horas por dia sob o sol forte da Capital. “Já me acostumei com o calor de Cuiabá, mas não deixo de usar o boné durante o trabalho”, contou.

As lojas de eletrodomésticos já começam a sentir os efeitos do aumento da temperatura. Os vendedores contam que nos últimos dias aumentou a procura por aparelhos de ar-condicionado, que, segundo eles, saem bem mais do que os ventiladores.

Porém, em muitas casas e até em ambientes de trabalho, o que predomina são os ventiladores. Na sala da secretária Crissiane Silva, o ventilador ainda é a única solução para os dias quentes. “Está muito calor. Tem dias que nem o ventilador resolve”, disse a secretária, lembrando que, além do tempo seco, as queimadas frequentes desse período também contribuem para o aumento do calor.

Para os próximos dias, o 9º Distrito de Meteorologia prevê altas temperaturas, com chuvas isoladas, e a diminuição da umidade relativa do ar a níveis baixos, bem aquém do normal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135214/visualizar/