Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 22 de Abril de 2010 às 14:34

    Imprimir


A tradicional Cooperativa Paulistana de Produção de Caixas e Chapas de Papelão Ondulado (Coopercaixa) localizada em Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, deu um exemplo de democracia em sua mais recente Assembléia Geral Ordinária (AGO), realizada há duas semanas. “Foi um processo eleitoral com a clareza que atesta o espírito da democracia, a seriedade do momento e os princípios do cooperativismo”, resumiu o então diretor executivo Sérgio Luiz Madjarof. Tudo transcorreu em clima de harmonia com a participação dos sócios-cooperados que priorizaram o interesse coletivo durante todo o processo. O presidente Anilto Martins passou a exercer a função de diretor executivo. A presidência ficou com o engenheiro Dioclécio Amaral.

A Coopercaixa desenvolveu seu próprio modelo de industrialização a partir de um modelo japonês de industrialização e das “sheet feeders” americanas - fábricas de chapas de papelão ondulado, especializadas em servir a indústria de papelão, sem concorrer com seus clientes. A fábrica é uma plataforma de produção para empresas que terceirizam seus serviços. 

A empresa desenvolveu um moderno sistema de gestão em que os sócios-cooperados são donos do próprio negócio, não havendo nem patrão e nem empregados. A aprovação das contas e dos planos de crescimento ocorre em clima democrático onde todos podem opinar e votar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135289/visualizar/