Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 22 de Abril de 2010 às 09:55

    Imprimir


A economia brasileira vem demonstrando sinais cada vez mais robustos de crescimento econômico. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), o crescimento estimado em fevereiro foi de 7,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isto, a expansão da atividade econômica acumulou alta de 7,3% no primeiro bimestre de 2010 (comparativamente ao mesmo período do ano anterior), fazendo com que a variação acumulada nos 12 meses encerrados em fevereiro atingisse 1,4%.
 
Segundo os economistas da Serasa Experian, o forte crescimento econômico anual observado neste início de ano deve-se não apenas à base mais fraca de comparação (no mesmo período em 2009 a economia brasileira estava em recessão), mas também aos efeitos favoráveis dos estímulos fiscais à compra de bens duráveis bem como dos impulsos oriundos de uma política monetária expansionista ainda vigente, favorecendo o crédito ao consumidor.

Sob a ótica da demanda agregada, a alta de 7,4% na atividade econômica, considerando a sua comparação anual, foi determinada pelos crescimentos de 24,3% nos investimentos produtivos (formação bruta de capital fixo) e de 10,5% no consumo das famílias. Também as exportações, com avanço anual de 13,3% em fevereiro de 2010, contribuíram para este resultado positivo. Na direção contrária, as importações, com elevação anual de 44,1%, contribuíram para reduzir a taxa anual de crescimento da atividade econômica em fevereiro.

Do ponto de vista da oferta agregada, a atividade industrial foi a grande responsável pelo avanço de 7,4% na atividade econômica em fevereiro: crescimento de 13,4% frente a fevereiro de 2009. O setor de serviços apresentou uma alta mais modesta: 4,7% frente a fevereiro do ano passado. Por sua vez, o setor agropecuário exibiu crescimento anual de 2,6% em fevereiro de 2010, revertendo treze meses consecutivos de taxas anuais negativas.

No acumulado do primeiro bimestre de 2010, os investimentos (formação bruta de capital fixo) foram o principal componente do crescimento da atividade econômica, registrando expansão de 19,5%, praticamente duas vezes mais intenso do que se observou com o consumo das famílias (alta de 10,3%). As exportações também registraram crescimento favorável no primeiro bimestre de 2010, avançando 11,2% em relação ao verificado no mesmo período de 2009. Por fim, as importações subiram 32,4% no primeiro bimestre, refletindo não apenas o consumo doméstico aquecido bem como os investimentos em elevação.

Desconsiderando-se os fatores sazonais, o crescimento mensal observado em fevereiro/2010 foi de 0,5% em relação a janeiro/2010. Com isto, a variação do PIB trimestral (estimado) encerrado em fevereiro foi de 2,0% em relação ao trimestre anterior (set/out/nov de 2009), sinalizando que a economia brasileira vem crescendo num ritmo anualizado de 8,4% neste início de ano. Tal ritmo deverá ser reduzido a partir do segundo trimestre de 2010, tendo em vista a retirada dos estímulos fiscais à aquisição de veículos, e pelos efeitos da política de aperto monetário (elevação de juros e compulsórios) a ser conduzida pelo Banco Central objetivando recolocar a trajetória da inflação corrente às suas metas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135332/visualizar/