Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Abril de 2010 às 08:54

    Imprimir


O presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, Carlos Varaldo, aponta a existência de 3,5 milhões de infectados com o vírus da hepatite C no Brasil. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde aponta cerca de 1 milhão de infectados nas capitais brasileiras, segundo levantamento realizado pelo Instituto do Fígado de Pernambuco.

 

Por enquanto, apenas 11 mil pessoas são tratadas com medicamentos obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Ricardo Gadelha, coordenador do programa, o objetivo é aumentar o número de atendidos para 15 mil até o fim do ano.

Para Varaldo, o número é muito baixo. Gadelha argumenta que todos os casos notificados ? no total, apenas 120 mil ? com indicação de terapia estão sendo tratados. "Nem todos precisam receber o remédio", afirma.

Ponto comum. Mas tanto Gadelha como Varaldo afirmam que há uma grande subnotificação. "Queremos organizar ações com prefeituras e governos estaduais para promover o diagnóstico da doença", aponta Gadelha.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135341/visualizar/