Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 08:21

    Imprimir


Em Mato Grosso, maior produtor de algodão do país, o clima favorável e o bom preço fizeram com que boa parte dos produtores investisse mais na área plantada. O desenvolvimento está indo bem. Com o mercado favorável, aumentaram os investimentos na cultura.

Em uma fazenda em Pedra Preta (234 quilômetros da capital do Estado), foram plantados 34 mil hectares de algodão. As plantas estão em fase de floração e a colheita deve acontecer em dois meses. Se tudo continuar correndo bem, a ideia é colher uma média de 300 arrobas por hectare. "A condição de clima foi muito favorável. Tivemos precipitações bem distribuídas para o algodão. Ele teve um desenvolvimento vegetativo e no período de frutificação ele teve uma condição climática com água suficiente para a formação do algodão", explicou o agrônomo Márcio de Souza.

Segundo a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, o Estado de Mato Grosso plantou nesta safra pouco mais de 420 mil hectares com algodão. São 8,5% a mais do que na safra passada.

Clima favorável e boa produtividade estão entre os fatores que animaram o setor. Mas outro motivo deu forças para que a área plantada aumentasse em Mato Grosso. "Em função das cotações internacionais do algodão que puxaram bastante para cima, principalmente no início do ano, fez com que essa perspectiva de plantar algodão fosse a única do produtor para ter margem de lucro", disse Álvaro Salles, diretor do Instituto Mato-Grossense do Algodão. Hoje o preço internacional do algodão está uma média de 65% maior do que o registrado em abril do ano passado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135735/visualizar/