Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 07:52

    Imprimir


Photogen
Para o ambiente ficar mais confortável, as saídas de ar devem ser posicionadas para o alto.
Para o ambiente ficar mais confortável, as saídas de ar devem ser posicionadas para o alto.

Antes disponível apenas em carros de luxo, o ar-condicionado hoje equipa até carros populares, por duas fortes razões: conforto e segurança. Basta ligar o aparelho e subir os vidros do veículo para se isolar do calor (ou do frio), do barulho e da fumaça do lado de fora, tendo de quebra a reconfortante sensação de estar mais protegido de assaltos ou abordagens indesejáveis.

Mas resta uma importante restrição ao uso do ar-condicionado no carro: o ressecamento que ele provoca no ambiente pode agravar doenças respiratórias, como rinite e bronquite. Veja como aproveitar melhor esse equipamento e reduzir suas desvantagens:

- Regule o aparelho numa temperatura e intensidade que sejam confortáveis para todos que estejam no veículo. E dirija as saídas de ar para o alto, para ter uma climatização mais uniforme.

 

- O uso do aparelho aumenta o consumo de combustível entre 0,5% e 2%, mas não se preocupe com isso. Janelas abertas fariam o carro consumir até mais do que isso.

- Ligue o aparelho toda a semana, para manter as peças lubrificadas. Os filtros e a pressão do gás devem ser verificados sempre que se notar cheiro de mofo ou perda de potência do aparelho. Em geral, filtro e gás devem ser renovados a cada 20.000 Km.

- Na função recirculação, o aparelho age apenas sobre o ar presente dentro do veículo, deixando os passageiros imunes à fumaça, poeira ou mau cheiro do exterior. Mas essa condição não deve ser mantida por muito tempo, pois resseca o ar mais rápido.

- Se o carro tiver ficado horas exposto ao sol, abra as janelas e ligue o ar-condicionado na posição mais fria e com a ventilação máxima, para resfriar o ambiente mais rápido.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135740/visualizar/