Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 18 de Abril de 2010 às 22:43
Por: Flávia Borges/Romilson Dourado

    Imprimir


 O presidente regional do PT, deputado Carlos Abicalil, teve o seu nome sacramentado nas prévias deste domingo como candidato ao Senado. O resultado não foi fechado oficialmente, mas a parcial aponta para um placar "apertado", com menos de 300 votos de diferença sobre a já senadora Serys Marly. Ele perdeu em cidades-pólos, como Várzea Grande e Rondonópolis e também em Cuiabá, mas impôs vantagens em vários municípios pequenos. Em Juína, por exemplo, Abicalil ganhou com 200 votos de frente. A vitória interna do deputado traz alívio ao Palácio Paiaguás. É que Abicalil já havia sinalizado para apoio à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB). Ele deve fazer "dobradinha" para o Senado com o ex-governador Blairo Maggi (PR).

  Até às 21h10 estava faltando apurar 471 votos de cinco municípios. Petistas votaram neste domingo em urnas espalhadas em 131 das 141 cidades mato-grossenses. Na Capital, Serys conseguiu 77 votos de frente. Votaram em Cuiabá 1.979 filiados e 1.949 foram considerados válidos. Serys chegou a 1.013 votos, enquanto Abicalil ficou com 936. Treze votaram em branco e 17 preferiram anular o voto. Serys ganhou em Várzea Grande e, em Rondonópolis, a senadora conseguiu 200 votos a mais.

   O resultado oficial deve sair nesta segunda. O grupo de Serys que, no começo da noite estava comemorando uma possível vitória, já que saira na frente em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, se mostra frustrado. Alguns defendem até desfiliação em massa do PT e adiantam que não vão apoiar Abicalil para o Senado. Argumentam que Serys foi boicotada no direito de buscar à reeleição. Serys estava reunida com assessores em seu escritório em Cuiabá. Ela prefere não conceder entrevista antes do resultado oficial. A senadora tem sido instigada para não apoiar Abicalil. O grupo ainda não aceita a derrota.

    Em sua primeira entrevista nesta noite, após o resultado da parcial que assegura a sua vitória, Carlos Abicalil disse que o fato de Serys ter ganhado em Cuiabá não o surpreende porque é onde se concentra o grupo da colega parlamentar. Considera que a diferença de 77 votos foi equilibrada. O deputado adianta que vai se preparar agora para o encontro do partido programado para 23 de maio para apresentar nomes para as duas vagas de suplentes e também opção para vice-governador. Quer construir a unidade interna e se considera uma pessoa serena.

    Abicalil revelou que o PT vai marchar com o PMDB de Silval e que vai abrir negociações com o PSB, na expectativa de atrair o pré-candidato a governador Mauro Mendes para o grupo. Segundo ele, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) deve desistir da disputa à sucessão presidencial e, com isso, Mendes tende a recuar também. O petista quer iniciar esse entendimento direto com o colega parlamentar Valtenir Pereira, presidente estadual do PSB.





Fonte: RD NEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135761/visualizar/