Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 18 de Abril de 2010 às 18:40
Por: Kelly Martins

    Imprimir


O desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, Olinto Menezes, deferiu nesta domingo (18) recurso interposto pela defesa dos empresários Waldemir Padilha e seu irmão Valdebran Padilha, petista ligado ao grupo do deputado federal Carlos Abicalil. Ambos são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de R$ 51 milhões da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e foram presos durante a Operação Hygeia, desencadeada pela Polícia Federal no último dia 7.

O pedido de liminar em habeas corpus foi protocolizado na sexta-feira (16) pelo advogado Roger Fernandes contra a decisão do juiz da Primeira Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, que decretou a prisão preventiva dos empresários e outros 10 acusados, além de determinar o afastamento de 13 servidores públicos.

Na noite deste sábado (17), conforme antecipou com exclusividade o Olhar Direto, também ganharam a liberdade o assessor e o sobrinho do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB): Carlos Miranda, tesoureiro regional do PMDB, e José Luis Gomes Bezerra (sobrinho do parlamentar), em outra decisão do desembargador Olinto Menezes.

A PF agiu nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e no Distrito Federal. Dos 31 capturados, 17 eram funcionários públicos, sendo 11 ligados à Funasa (três ex-servidores) e dois ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, licenciados, além de membros das Oscips Creatio Idheas e empresários dos setores de taxi-áereo, locação de veículos e construtoras.

Valdebran Padilha é conhecido como um dos "aloprados" do PT que tentaram comprar, em 2006, um dossiê contra o PSDB. Ele é empreiteiro e engenheiro eletricista em Mato Grosso, conhecido no meio empresarial desse estado como “um articulador de emendas parlamentares”.

Padilha foi tesoureiro do PT na campanha para Prefeitura de Cuiabá em 2004, quando o deputado Alexandre César foi derrotado pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). A acusação que pesa contra ele o irmão é por suposta fraude em licitações por meio de convênios com o Instituto Creatio para obras em Santo Antônio de Leverger.

Conforme as investigações da Polícia Federal, o Creatio e o Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico e Ação Social (Idheas) são como empresas criadas para desvio de verba pública por meio de contratos e licitações irregularidades firmada com prefeituras do interior de Mato Grosso.

Os envolvidos no esquema são acusados por apura crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação.

O advogado Roger Fernandes negou em entrevista ao Olhar Direto qualquer ligação dos seus clientes com os desvios e diz que eles estão sendo envolvidos injustamente. “O trabalho da defesa começou a ser feito e começamos a colher os frutos mais justos e possíveis. A partir de agora com a conclusão do inquérito teremos mais tranqüilidade para analisar”, declarou.

Conforme o Olhar publicou, a conclusão do inquérito estava previsto para sexta-feira (16), mas com a pendência da perícia, a delegada Heloisa Albuquerque, responsável pelo caso, decidiu estender as investigações até o final dessa semana. A análise de documentos apreendidos ainda não foi finalizada e restam dados que precisam ser confrontados.

Saiba quem ainda está preso:

CELINO HENRIQUE LUGON FRAGA
EVANDRO VITÓRIO
FRANCISCO SALVADOR DE MATTOS
LUCIANO DE CARVALHO MESQUITA
MARIA GUIMARÃES BUENO DE ARAUJO
RENATA GUIMARÃES BUENO
RONILDO LOPES DO NASCIMENTO
RONILTON SOUZA CARLOS

13 servidores afastados dos cargos públicos:

MARCO ANTONIO STANGHERLIN
MARCIO SOUZA FARIAS
GLEIDA MARIZA COSTA
ÍDIO NEMÉSIO DE BARROS NETO
LAURIEL FRANCISCO DA SILVA
EDSON RICARDO PETILE
PAULO FELIX CASTRO DE ALMEIDA
RAUL DIAS DE MOURA
RAFAEL BELLO BASTOS
WASHINGTON LUIS MELO DOS ANJOS
MARIO LEMOS DE ALMEIDA
WARLEY GUERRA DUARTE
ODIL BENEDITO ANTUNES DO NASCIMENTO


Atualizada às 18h45/Segunda atualização às 18h54






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135776/visualizar/