Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 17 de Abril de 2010 às 10:54
Por: Caroline Lanhi

    Imprimir


Apenas 16,3% das pessoas que estão entre os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra Influenza A (H1N1) foram imunizadas em Cuiabá. O percentual está muito abaixo da meta de 80%, ou seja, aproximadamente 268 mil pessoas. Até o momento, o grupo de jovens entre 20 e 29 anos - considerado o mais atingido por esta gripe - teve menor índice de adesão, 6,6%.

Dados da Vigilância Epidemiológica da Capital mostram que o grupo composto por servidores da saúde foi o único que chegou a 99,9% de imunização. Já com os demais grupos alvos, a vacinação cobriu 68,1% das crianças de 6 meses a 2 anos, 55,2% das gestantes e 32,1 % dos portadores de doenças crônicas.

A coordenadora municipal de Vigilância de Doenças, Agravos e Eventos em Saúde, Ivanete Fortunato, considera os índices baixos e pede que grávidas e mães de crianças que estejam dentro do público alvo levem seus filhos para vacinar.

Da mesma forma, Ivanete solicita que os médicos auxiliem os pacientes com doenças crônicas e que os jovens se conscientizem sobre a importância de tomar a vacina.

Para expandir a vacinação, a Capital promove hoje o "Dia D" de vacinação contra o H1N1. Todos os postos de saúde da cidade, policlínicas, centros de saúde e PSFs estão abertos das 8h às 17h.

Somente a Policlínica do Pedra 90 não está incluída nesse mutirão. Hoje, um posto de vacinação também está funcionando no Shopping Goiabeiras, das 10h às 20h.

Lívia Catala da Silva, 23, foi essa semana ao posto de saúde tomar a vacina contra a Influenza A.

Frente aos comentários sobre os supostos efeitos da vacina, a estudante leu e se informou para tirar todas as dúvidas e afirma que não teve nenhuma reação, a não ser o braço dolorido.

Nos demais municípios do Estado, o Dia D acontecerá no dia 24 de abril. Nessa data também começará em todo o país a quarta etapa de vacinação da Influenza A, destinada a idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas e a imunização dos idosos contra a gripe comum.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135841/visualizar/