Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 15:05
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo dia, 24, o ´Dia D´ da campanha de vacinação contra o vírus H1N1 em Tangará da Serra. A imunização ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família (USF´s), das 8h às 16h. Neste dia, serão vacinados os idosos maiores de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestante (em qualquer idade gestacional), portadores de doenças crônicas (todas as idades), adultos de 20 à 29 anos e de 30 à 39 anos.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Loidjane Lopes Marques,  explica que a ideia da campanha, é reduzir o risco de expansão da transmissão do vírus da Influenza A (H1N1), protegendo assim os grupos vulneráveis. Segundo ela,  a limitação imposta pela capacidade de produção por parte dos laboratórios no Brasil e no mundo, impossibilita a disponibilização da vacina para toda a população brasileira. A coordenadora ressaltou que no ´Dia D´,  a meta é que pelo menos 80% da população que faz parte dos grupos prioritários sejam vacinadas. Quem for vacinar, deverá levar o cartão de vacinação e o documento de identidade. Após, o ´DIA D´, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde.

MOBILIZAÇÃO -  No dia 24 de abril os 141 municípios de Mato Grosso estão preparados para a grande mobilização da vacinação que dará início ao chamamento da 4ª etapa que contempla o grupo de pessoas de mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas. Neste mesmo dia começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe Comum. Neste dia 24 de abril será o “Dia D” de todas as pessoas com mais de 60 anos se vacinarem. Se tiverem doenças crônicas receberão as duas vacinas.

O estado de Mato Grosso aproveita a grande mobilização da 4ª etapa e da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe Comum para também vacinar neste dia as pessoas da 1ª etapa (trabalhadores da Saúde e população indígena), 2ª etapa (grávidas e doentes crônicos) e 3ª etapa (jovens saudáveis de 20 a 29 anos) que não se vacinaram. Os postos de todo o estado estarão vacinando também esses grupos.  O objetivo do reforço das ações de vacinação é atingir a meta do Ministério da Saúde em vacinar pelo menos 80% da população estimada para cada etapa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136221/visualizar/