Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 14:16
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Côrrea (Cridac) realizou a abertura, nesta quarta-feira (14/04) da segunda Campanha de Saúde Vocal do Estado com o slogan “Bendita Sois Voz”. A campanha, que vai até o dia 16 de abril, tem por objetivo sensibilizar a população sobre os cuidados com as cordas vocais. Essa segunda campanha está sendo dirigida aos profissionais da Educação e da população em geral sobre a importância da voz, suas alterações, formas de prevenção e cuidados essenciais.

“Com essa campanha de sensibilização além de mostrar as formas de prevenção para uma boa saúde da voz, também temos a chance de divulgar os trabalhos que estão sendo realizados pelo Cridac no laboratório da Voz da Rede SUS”, explicou a diretora geral do Cridac, Lucia Provenzano.

A semana terá uma programação especial com atividades preventivas, orientações sobre os princípios de higiene vocal, entrega de folders, realização de palestras educativas, exibição de vídeos e imagens referentes à saúde vocal, avaliações com fonoaudiólogos, pré-atendimento especializado e apresentações culturais. As atividades acontecerão no Salão Nobre e Praça Central do Cridac, situado na Rua Joaquim Murtinho, nº 1.556, Bairro Porto.

Lucia explicou sobre a importância de se realizar esta campanha e conscientizar as pessoas para a saúde vocal. “A saúde da voz é um assunto em que a Organização Mundial da Saúde elegeu para alertar as possíveis doenças e até graves quando não bem cuidada. E ainda aponta como grande vilão responsável pela evolução do câncer da laringe, o fumo. Então a nossa ação visa informar professores da rede estadual da educação e a população em geral da valorização e preocupação com a sua voz”, comentou.

Segundo o fonoaudiólogo responsável pelo Laboratório de Voz, Fábio Seabra Cruz, o tratamento de problemas vocais pode ser realizado através da fonoterapia, da medicação indicada pelo médico otorrinolaringologista, da cirurgia ou da associação de todas essas indicações. “Quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maiores as chances de se evitar a cirurgia e realizar o tratamento somente com sessões de fonoterapia e medicamentos para a fase aguda do problema. O mau uso e abuso da voz, posturas corporais e padrões respiratórios inadequados são algumas das situações que podem levar uma pessoa a desenvolver distúrbios ou patologias vocais”, ressaltou o especialista da voz.

LABORATÓRIO DE VOZ

O Cridac possui, em sua Unidade Central de Cuiabá, o Laboratório de voz que trabalha com a prevenção, avaliação e reabilitação dos distúrbios vocais. A conduta terapêutica é desenvolvida de acordo com o quadro ou patologia do paciente.

No Laboratório, os pacientes são orientados sobre o uso adequado e as formas de prevenir os prejuízos à saúde vocal. Primeiro, o paciente passa por uma triagem, que consiste em avaliar antecedentes, o perfil da voz da pessoa e se essa voz vem sendo utilizada adequadamente ou não. Depois, o paciente realiza a audiometria tonal liminar, que mede a sensibilidade com que o ouvido da pessoa capta sons, e análises acústicas computadorizadas de voz, em que se utiliza o programa voxmetria, exame que permite a análise da qualidade vocal.

PROGRAMAÇÃO

Na II Campanha "Bendita Sois Voz" a programação prioriza a arte de falar em sala de aula, dividindo o tema principal em vários sub-temas. Assim, no primeiro dia da Campanha, 14 de abril (quarta-feira), às 8 horas, o sub-tema é a “Linguagem Não Verbal”, que tratará da Expressão Facial, dos Gestos e da Postura.

No dia 15 de abril (quinta-feira), às 8h, será abordado o sub-tema “Linguagem Verbal”. Serão tratados os aspectos de Ênfase vogal, Entonação, Pausa e Dicção.

Já no dia 16 de abril (sexta-feira) o sub-tema será: “Voz”. Vai abordar itens como Intensidade, Articulação, Qualidade, Tom e Ressonância.

Após cada abordagem dos sub-temas diários será realiza uma oficina intitulada: Voz Falada em que serão realizados exercícios sobre o material apresentado. As sessões começarão às 8h00 e terminarão após as oficinas Voz Falada, que começam às 10h.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136230/visualizar/