Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 13 de Abril de 2010 às 08:46
Por: Mariana Peres

    Imprimir


Colheita chega ao fim com dificuldades para vencer as chuvas em algumas regiões mato-grossenses
Colheita chega ao fim com dificuldades para vencer as chuvas em algumas regiões mato-grossenses

Se as previsões para a produtividade da soja mato-grossense, feitas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), se confirmarem, a temporada 09/10, mesmo entrando para história como recordista em volume, também será histórica ao registrar o menor rendimento por hectare dos últimos dois ciclos da série consolidada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Pela projeção do Imea, o rendimento médio por hectare deve se consolidar em 3.041, volume 0,3% abaixo do verificado em 08/09 e a menor desde a safra 07/08 e 08/09, da Conab.

A sojicultura 09/10 tem previsão de atingir 18,87 milhões de toneladas. A produtividade prospectada é de 50,68 sacas por hectare. O recorde estadual, conforme a série consolidada da Conab, é de 52,41 sacas na safra 07/08. Na comparação de rendimento entre os dois ciclos a perda é de 3,30%.

De acordo com boletim do Imea, divulgado ontem, o aumento da área foi o maior responsável pela grande safra, visto que a produtividade variou muito. A área passou de 5,70 milhões de hectares para 6,20 milhões, incremento de 8,8% do ciclo 08/09 para o atual, 09/10.

“Na média ponderada final manteve-se próximo à linha histórica, tendo o pior rendimento das últimas três safras. Todas as regiões produtoras sofreram com as chuvas, no entanto no médio norte, devido a bons resultados de grandes produtores, a produtividade final aumentou de 51,3 sacas para 52,3 sacas”. Como descreve o Imea, o município de Nova Ubiratã, 6º produtor estadual, colheu 53 sacas em média, o que garantiu seis sacas a mais em relação ao ano anterior.

No sudeste mato-grossense, como reporta ainda o Imea, houve aumento de meia saca por hectare em média, encerrando com 50,5 sacas. “Essas duas regiões juntas colhem 64% da produção estadual. No entanto, em outras regiões, foram observados resultados ainda mais discrepantes que o comum, em especial no oeste e no centro-sul, com médias finais de propriedades variando entre 30 e 55 sacas.

Em Diamantino (206 quilômetros ao norte de Cuiabá) as médias de produtividade baixaram de 52 sacas para 47,3 sacas, sendo que o distrito de Deciolândia produziu menos de 46 sacas. “Apesar das discrepâncias os resultados no campo ainda foram satisfatórios, mas ainda resta saber como ficará a rentabilidade com uma produtividade menor com os atuais preços da saca no mercado”.

CAMPO - A colheita da soja está praticamente encerrada na maioria das regiões. Como avalia o Imea, até o último dia 7, 98,9% da área estadual estava colhida. Com este resultado há uma evolução semanal de 0,19 pontos percentuais (p.p.). No mesmo período do ano passado os trabalhos contabilizam área de 95%, em uma extensão cultivada 8,8% menor.

“A semana passada foi marcada pela grande incidência de chuvas na maioria das regiões do Estado inviabilizando a finalização da colheita, com destaque para a região nordeste, que ainda se encontra em atividade de colheita, uma vez que tradicionalmente os trabalhos no campo têm o início mais tardio do Estado”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136436/visualizar/