Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 13 de Abril de 2010 às 01:11
Por: Andréia Cruz

    Imprimir


As pessoas que deveriam ter se vacinado nas duas etapas anteriores contra a influenza H1N1, popularmente conhecida como gripe A ou suína, ganham mais uma chance para receber a dose da vacina. Neste sábado, os postos de saúde da Capital estarão abertos para vacinação. Além disso, o dia “D” contra a doença ocorrerá no dia 24, data da campanha nacional contra a gripe do idoso. Os postos de saúde ficarão de portas abertas em Cuiabá e no interior. Jovens de 20 a 29 anos também devem procurar pelos locais de vacinação nos dias 17 e 24 de abril.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) resolveu adotar essa medida devido à baixa procura pela vacina. Assim como em diversos estados do país, em Mato Grosso a procura pela vacina está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Essa campanha é um desafio, pois, envolve muita gente e o tempo de vacinação é curto”, declara a coordenadora de Imunização no Estado, Valéria de Oliveira.

No Estado, o objetivo é vacinar 1.498.930 pessoas. Até agora, com a terceira fase em curso, foram vacinados 26.753 trabalhadores da saúde, 15.059 indígenas, 18.398 gestantes, 34.313 portadores de doenças crônicas, 43.898 crianças menores de dois anos, 51.109 jovens entre 20 e 29 anos e 20.485 adultos entre 30 e 39 anos.

A coordenadora lembra à população que, após o término da campanha nacional de imunização, a vacina contra a gripe A não estará mais disponível nos postos de saúde. “Ainda não há previsão do Ministério da Saúde para novas etapas de vacinação”, acrescentou.

Ontem, as clínicas particulares foram autorizadas pelo governo federal a comercializar a vacina. Todas as pessoas que não foram incluídas nos grupos de risco, inclusive crianças, podem se vacinar, porém, terão que desembolsar de R$ 80 a R$ 120.

A terceira fase da vacinação termina dia no 23 de abril. No dia 24 começa a quarta etapa, que contempla o grupo de pessoas com mais de 60 anos portadoras de doenças crônicas. Essa etapa, que encerra no dia 7 de maio, coincide com a campanha nacional de vacinação dos idosos contra a influenza (gripe comum), sendo que aqueles que são portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

Na última etapa, de 10 a 21 de maio, será vacinada a população com idade entre 30 e 39 anos. Gestantes podem ser vacinadas durante todo o período da campanha.

TEMPO - A chegada do inverno já começa a preocupar as autoridades de saúde, pois, nesse período, o vírus da gripe se propaga com mais facilidade. Em Cuiabá, existem 526 casos notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG) e nenhum caso como influenza A. Mas a causa de uma morte, ocorrida na Capital na semana passada, está sendo investigada como suspeita de gripe suína.

Em 2009, foram notificados em Mato Grosso 1.436 casos da H1N1. Deste total, foram confirmados 148. Quanto ao número de óbitos, o Estado confirmou 28 mortes pela doença.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136462/visualizar/