Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 12 de Abril de 2010 às 19:05

    Imprimir


Os organizadores da Exposição de Pequenos Animais (Expopeq- 2010), realizada entre os dias 7 e 11 (abril) no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro em Cuiabá, apresentaram o balanço do evento que além de positivo superou não só as expectativas, mas todas as edições anteriores.

De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat) um dos organizadores, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, a Expopeq 2010 quebrou recorde de público. Durante os cinco dias de exposição passaram pelo recinto mais de 100 mil pessoas, o que movimentou mais de R$ 1 milhão em negócios. “Sem dúvida esta foi a melhor edição de todas, tanto em participação quanto em qualidade e negócios”.

Para ele a diversidade dos mais de 3 mil animais expostos (cães, gatos, pássaros, pôneis , mini-vacas, entre outros filhotes), realização de eventos paralelos como leilões e julgamento de ovinos e caprinos, comércio de produtos regionais na Feira de Produtos da Agricultura Familiar, além da disseminação de conhecimento por meio de palestras e cursos de capacitação profissional promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT) fazem da Expopeq referencia destes nichos no Estado. “A Expopeq já está consolidada como a maior exposição do gênero em Mato grosso. O crescimento desde a primeira edição mostra o quanto o setor exerce influência na economia do Estado”.

Qualificação in loco

Como acontece em todas as edições, durante o evento o Senar promove cursos profissionalizantes voltados a pessoas interessadas em adquirir meios de se qualificar e agregar renda a família.

Este ano foram ministrados treinamentos de Transformação Caseira de Produtos Embutidos, Defumados e Beneficiados de Carne de Ovino e Caprino, cursos de Beneficiamento de Embutido e Defumado de Suíno e Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, além de palestras sobre julgamento de ovinos.

O resultado do curso de Embutidos e Defumados foi ‘saboreado’ ao final dos treinamentos com a degustação da feijoada preparada com ingredientes de ovinos produzidos pelos participantes.

Ovinos: os melhores em genética

Quem passou pela Expopeq teve a oportunidade de conhecer o que o rebanho mato-grossense de ovinos tem de melhor em genética, por meio de leilões e da competição ‘Julgamento de Ovinos’, que avalia o desempenho completo do animal.    

A disputa reuniu 143 animais (entre machos e fêmeas) das raças Dorper e Santa Inês entre os mais de 3 mil animais expostos na Feira por 18 criadores que retrataram a evolução genética dos animais nos últimos anos. De acordo com o presidente da Associação dos Ovinocultores de Mato Grosso, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, o produtor tem investido pesado em tecnologia, o que resulta em melhor desenvolvimento da atividade e qualidade da carne. “O julgamento apresenta os resultados de uma boa genética aliada ao trabalho diário feito na propriedade como o manejo correto e outros aspectos que o animal necessita. O trabalho com os ovinos é bastante minucioso, assim como os critérios da competição”.  

Segundo o árbitro da prova, Felisbelo José Neto, para um animal se tornar campeão deve reunir quesitos que vão além da estética, principalmente porque a maioria dos animais do Estado é de características de corte. “A carcaça, desenvolvimento traseiro e ganho de peso, contam muito pelo perfil da criação que temos, mas há também a postura, cobertura muscular, entre outros fatores que formam o conjunto vencedor. Um fator primordial para se chegar ao resultado final é a boa alimentação”, explica.

Atualmente Mato Grosso conta com cerca de 1 milhão de ovinos e 70 mil de caprinos, conforme o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT), no entanto ainda insuficiente para abastecer a indústria no Estado que  conta com capacidade de 3 mil cabeças/dia para abates. “Há oito anos o rebanho estadual era de cerca de 100 mil animais e hoje vemos o salto de produtividade, mas ainda não somos auto-suficientes na industrialização. 60% da carne consumida é importada”, afirma. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136487/visualizar/