Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 06:30
Por: Mariana Peres

    Imprimir


MT assume dianteira da produção
MT assume dianteira da produção

O milho foi decisivo para que Mato Grosso reassumisse a liderança nacional na produção de grãos da safra 09/10. Depois de ceder o primeiro lugar ao Paraná, estado que esteve em segundo durante a temporada passada, somente neste sétimo levantamento de acompanhamento de safra, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se confirmou a quinada mato-grossense. A produção estadual foi reavaliada e apresenta expansão de 6,6% em relação à temporada 08/09.

Conforme os números, Mato Grosso deixa uma produção de 28,30 milhões de toneladas contabilizadas no ano passado – o que já era recorde – para atingir 30,16 milhões t. O principal concorrente, o Paraná, tem previsão de colher 30,04 milhões t. Além de confirmar o recorde da produção brasileira de grãos, a Conab ratifica a importância de Mato Grosso no agronegócio. O Brasil deve colher em 09/10, 146,31 milhões t, a melhor projeção da história e que é 8,3% superior as 135,13 milhões t da última safra. Mato Grosso será responsável por 20,61% do grão nacional. “O bom regime de chuvas nas áreas de maior produção, a ampliação de área do milho segunda safra e a antecipação do plantio da soja no estado de Mato Grosso foram os grandes responsáveis por este desempenho”, anuncia a Conab.

A vedete deste ciclo, o milho segunda safra, dá destaque ao Estado, mas também tira o sono dos produtores, já que a baixa liquidez do grão e a precária logística não permitem escoamento imediato e faltam armazéns no Estado para acondicionar soja e milho ao mesmo tempo. Pelos números da Conab, Mato Grosso, detentor da maior segunda safra brasileira do cereal, ampliou em 24,8% a área plantada e em 18,5% a produção. O ciclo 09/10 do milho segue em fase de desenvolvimento e vem sendo beneficiado pelas chuvas. A área passou de 1,50 milhões de hectares para 1,88 milhões ha e a produção anterior de 7,55 milhões de toneladas deve atingir 8,94 milhões t. A evolução também foi registrada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que revisou para cima a safrinha, ao estimar cultivo de 2 milhões ha e oferta de 9,5 milhões t.

A soja, segundo a Conab, tem expansão de 359,7 mil ha, aumento de 6,1% sobre a safra 08/09. A produção passa de 18,77 milhões t, incremento de 4,5%, sobre mesmo período.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136929/visualizar/