Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Abril de 2010 às 07:07
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Termelétrica de Cuiabá está paralisada há 2 anos e 7 meses
Termelétrica de Cuiabá está paralisada há 2 anos e 7 meses
A utilização de gás natural apenas na modalidade automotiva fez o consumo despencar em 64,3% nos primeiros 2 meses deste ano em Mato Grosso, se analisado sobre igual período de 2009. No bimestre inicial deste ano foram 182,160 mil metros cúbicos (m3), aquém dos 511 mil metros cúbicos registrados dos 2 primeiros meses de 2009. Os números são da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). A retração é puxada pela redução no consumo por parte do setor industrial. No ano passado foram demandados 122,080 mil m3 do produto, e este ano nenhum volume.

O presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Helny de Paula, credita a ausência da operação da Usina Termelétrica Governador Mário Covas, no Distrito Industrial, como um dos fatores para as retrações significativas no consumo.. A usina está há cerca de 2 anos e 7 meses sem operar. O impasse, desde agosto de 2007, é porque não há contrato para fornecimento firme de gás natural para a geração elétrica.

Desde janeiro, o contrato de transporte de gás natural mínimo para abastecer postos de combustíveis é renovado emergencialmente. O atual vence no dia 30 deste mês.

Helny diz não haver problema no abastecimento do produto para a MT Gás. Em relação à termelétrica, opina, somente a Petrobras teria condição de fornecer volume suficiente da matriz energética. Ele diz que não cabe à companhia se pronunciar a respeito de eventual acordo entre a térmica e a estatal brasileira, mas que o ex-governador Blairo Maggi e o governador Silval Barbosa têm acompanhado e somado esforços para regularizar o fornecimento.

O diretor-presidente da Empresa Pantanal Energia (EPE), que administra a usina, Fábio Garcia, informa que a empresa aguarda sinalização do governo boliviano para resolver a oferta. "Estamos na espera de autorização da Bolívia para permitir que a Petrobras faça fornecimento de gás natural para Mato Grosso". O executivo diz ainda que há paralelamente "tratativas comerciais com a Petrobras para viabilizar a retomada da operação" da termelétrica. Em abril de 2008, diz Garcia, por conta de situação emergencial do Sistema Interligado Nacional (SIN), a usina precisou operar com diesel e despachou em média 200 megawatts (MW).

A confiabilidade junto à opinião pública e ao consumidor é a principal questão envolvida no fornecimento de uma energia como o gás natural, analisa o engenheiro responsável pela GNV/MT Distribuidora de Gás Natural, Francisco Jammal Soares de Almeida. Prova, diz, é que entre 2005 e 2008 havia consumo crescente do produto. "Por força do preço, hoje é altamente vantajoso abastecer com gás. Em relação ao álcool a economia é de 60%".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137321/visualizar/