Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 31 de Março de 2010 às 10:37
Por: Nelson Alves

    Imprimir


A exploração da seringueira no Brasil está diretamente relacionada com a vida do homem profissional do extrativismo natural. De origem essencialmente Brasileira, a seringueira é hoje uma cultura de alto valor econômico e de relevante importância no apelo da recuperação ambiental sob a ótica da legislação atual.

O município de Denise, localizado na região Médio Norte Matogrossense, a aproximadamente 200 quilômetros de Cuiabá e em posição geograficamente estratégica, apresenta área e clima com grande aptidão para cultivo da seringueira.

Denise possui o programa de incentivo ao cultivo da seringueira, que foi criado com recursos próprios do município, e tem recebido apoio do Governo do Estado através de convênios com o MT – Regional, por meio de seus programas MT-Prohevea e MT-Floresta e ainda da AMM e SEDER.

O início do Projeto Culturas Perenes se deu em 2001 e nestes 09 anos de existência já beneficiou 148 propriedade rurais. Através dele, Denise passou de 250 para 1500 hectares plantados. E, passará de 30 para 450 toneladas de borracha natural produzidas nos próximos 06 anos.

O município custeia a produção de mudas no viveiro municipal, a distribuição de mudas, a assistência técnica, preparo de área para plantio, irrigação de áreas e distribuição de calcáreo para os produtores. E graças a este programa, foram introduzidos clones de alta produtividade.

Através da Assistência técnica gratuita, o governo municipal garante a sustentabilidade do projeto atualizando informações técnicas modernas aos produtores, ofertando ainda cursos de sangria em parceria com o Senar e Seminários bi-anuais, além da elaboração de projetos para captação de recursos junto ao Banco do Brasil.

A Seringueira não concorre com a mão-de-obra do dia a dia. É possível explorar economicamente suas entrelinhas com culturas anuais, semi-perenes e perenes por meio do Consórcio com pupunha, banana, milho, abobora, abacaxi e mandioca, bem como pode ser consorciado com Cacau e Café.

Conforme dados apresentados pela secretaria de Agricultura do Município, um hectare de seringueira produz cerca de 400 quilos de borracha por mês, equivalente a uma renda mensal R$ 960 reais.

O módulo empregado para o município é de 06 hectares por produtor, equivalente a 6 mil plantas, garantindo uma renda mensal de aproximadamente R$ 5 mil por mês, empregando mão-de-obra familiar.

Denise tem hoje 1500 hectares plantadas que atingirão produção máxima em 2016, proporcionando uma renda de mais de 1 milhão e 600 mil de reais por mês, gerando cerca 300 empregos diretos.

Um hectare de seringueira seqüestra cerca de 80 toneladas de carbono. Diferente das demais espécies da flora, a seringueira continua o processo de produção de oxigênio, mesmo na idade adulta quando troca de folhas.

O cultivo da seringueira, além de alternativa econômica para as pequenas propriedades, se constitui também em importante espécie apta e adequada para o reflorestamento, definido por orientação técnica. É genuinamente brasileira, não exótica e de alta longevidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137537/visualizar/