Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Março de 2010 às 14:13
Por: Rafael Sampaio

    Imprimir


Universidades estrangeiras poderão aderir ao ProUni (Programa Universidade Para Todos) para receber estudantes brasileiros.

O convênio entre o MEC (Ministério da Educação) e a instituição de ensino interessada deve ser feito através do módulo internacional do programa.

As informações constam em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (30). A assessoria de imprensa do ministério confirmou os dados.

Cada acordo terá mecanismos diferentes para a concessão das bolsas e benefícios, assim como para o fornecimento das passagens aéreas, seguro-saúde e custeio de cursos de língua. Também deve ser oferecido auxílio-residência.

A seleção dos candidatos será feita com regras e critérios semelhantes ao atual sistema do ProUni.

 

O custeio das bolsas, pelo lado brasileiro, ficará a encargo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

As notas do aluno serão avaliadas unicamente pela universidade estrangeira, que definirá a cada semestre se renova ou não a bolsa e a permanência do beneficiado.

Em contrapartida, universitários estrangeiros das mesmas faculdades poderão vir estudar no Brasil, em instituições brasileiras. Eles podem ser beneficiados com bolsas excedentes do ProUni nacional.

Espanha

Um convênio firmado com a Universidade de Salamanca, na Espanha, foi o primeiro passo para os acordos internacionais do ProUni.

São 40 bolsas oferecidas para estudantes, no valor de R$ 30,5 mil aproximadamente (cerca de 11,8 mil euros).

Os alunos interessados serão selecionados de acordo com os critérios do ProUni. O acordo valerá, inicialmente, pelos próximos quatro anos - serão dez bolsas abertas por ano.

Os beneficiados inicialmente virão dos cursos de biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de edificações, engenharia de materiais, matemática e sociologia. 

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a escolha dos dez primeiros alunos será feita de acordo com as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137656/visualizar/