Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Março de 2010 às 04:43
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Professores e auxiliares administrativos da rede privada de ensino vão reivindicar reajuste de 10% sobre os salários e 15% sobre os pisos salariais na negociação coletiva 2010-2011. A decisão foi anunciada na assembléia geral ocorrida no dia 27 de março (sábado), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (SINTRAE-MT).  "Há trabalhadores que estão recebendo salário igual ao mínimo, o que é inaceitável. Muitos estabelecimentos chegaram a reajustar as mensalidades em 10%, nada mais justo que reajustar em 10% também o salário”, comentou a presidente do Sindicato, professora Nara Teixeira.

Na negociação coletiva, os trabalhadores também vão reivindicar que seja estabelecido um período de férias para professores, no mês de janeiro. Hoje, grande parte deles atua em mais de uma escola, e não consegue descansar nem mesmo no mês de janeiro, o que tem prejudicado sua saúde. 

A promoção da saúde do trabalhador é uma pauta nacional de reivindicação da categoria, que está sendo alvo de uma campanha coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), com o tema “A saúde do trabalhador está no limite”.

A campanha reivindica mudanças como a limitação da quantidade de alunos por sala, pois em muitos estabelecimentos já são comuns salas com 200 a 300 alunos.  A meta é combater problemas de saúde como as doenças das cordas vocais e o stress, entre muitos outros causados pelas más condições de trabalho. Em breve, o SINTRAE-MT também lançará esta campanha em Cuiabá.

Atrasos

Na negociação coletiva em Mato Grosso, os trabalhadores também vão reivindicar que seja estipulada uma multa para estabelecimentos de ensino que atrasarem salários; e que seja regulamentada e remunerada a hora-atividade, período de tempo que o professor disponibiliza para planejamento de aulas, e que hoje não é remunerado na maioria dos estabelecimentos.

Mais informações: 3623 3402. Saiba mais sobre o SINTRAE-MT no site www.sintraemt.com.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137739/visualizar/