Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 29 de Março de 2010 às 09:49

    Imprimir


Agricultores de Cáceres, no Oeste de Mato Grosso,  comemoraram a safra do milho com uma grande festa. Uma pamonha de 650 quilos foi o grande destaque do evento. Os pamonheiros do distrito de Caramujo são famosos no estado. A festa recebe quase 30 mil visitantes, em três dias.

Para fazer a pamonha gigante, 56 mãos trituram 6 mil espigas de milho. “É uma diversão para nós”, disse a voluntária Ildete Araújo.  Depois de descascado, o milho é moído. A massa vai para a peneira e só a parte mais fina é temperada. São usados 140 quilos de açúcar, 70 litros de óleo e 70 queijos frescos picados. Antes de ir para a forma, a massa passa por um pré-cozimento, e fica mais consistente, evitando desperdício.

Enquanto está no fogo, os pamonheiros preparam uma espécie de colcha, com 400 palhas costuradas a mão, que embala a massa pré-cozida. O próximo passo é encher essa embalagem com a massa.

Depois de meia hora, a pamonha é içada por um guindaste e levada até o tacho para cozimento. São mais nove horas de fogo a lenha. E, enquanto esperam, os visitantes passeiam pela festa.

Já era madrugada quando a pamonha ficou pronta e foi pesada. Para a surpresa de todos, rendeu 650 quilos, quantidade suficiente para alimentar os moradores da comunidade e servir os visitantes. “O que nós imaginávamos era uma média de 600 quilos. Colocamos 50 quilos a mais”, comentou o coordenador do evento, Luiz da Guia Sintra. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137859/visualizar/