Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 26 de Março de 2010 às 19:49

    Imprimir


Criado pela lei 9293 de 29 de dezembro de 2009, o Fundo Emergencial de Saúde Animal, (Fesa) começará a ser recolhido no dia primeiro de abril deste ano, próxima quinta-feira. O Fundo Foi criado com o objetivo de desenvolver ações visando a sanidade do rebanho mato-grossense além de garantir indenização aos produtores que sofrerem determinados prejuízos causados por enfermidades nos rebanhos bovino, bubalino, ovino e caprino. “Mato Grosso é o estado brasileiro com o maior rebanho bovino, são mais de 27 milhões de cabeças. Na mesma dimensão do rebanho está nossa preocupação e responsabilidade com a sanidade animal” destacou o presidente do Fesa, RuiPrado, lembrando que a pecuária é um dos principais pilares da economia de Mato Grosso e precisa se manter forte e saudável.

A taxa, a ser cobrada a partir de primeiro de abril é de 10% do valor da UPF de Mato Grosso, por cabeça de bovinos e bubalinos comercializados para abate. A taxa é a mesma para ovinos e caprinos, porém ela será cobrada a cada lote de 10 animais abatidos. 50% dos recursos arrecadados serão destinados exclusivamente para indenizações e os outros 50% no desenvolvimento de ações preventivas.

O pagamento da taxa é obrigatório, porém o produtor poderá optar entre pagar direto para o governo o valor de R$ 3,20 o que corresponde a 10% da UPF (valor atual), ou então pagar diretamente ao Fesa, com vantagem da taxa reduzida no valor aproximado de 2,5% UPF/MT.

O recolhimento da taxa pode ser feita através do sistema “arrecadafácil” WWW.indea.mt.gov.br. As indústrias frigoríficas devem efetuar o recolhimento até o dia cinco de cada mês através de boleto bancário emitido pelo Fesa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138075/visualizar/