Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Março de 2010 às 16:34
Por: Clênia Goreth

    Imprimir


Com o objetivo de promover a troca de experiências sobre iniciativas desenvolvidas no país que buscam a diminuição da violência doméstica, a reestruturação familiar e o tratamento de vítimas e agressores, foram apresentados nesta sexta-feira (26/03), durante o I Encontro Nacional Multidisciplinar de Operadores da Lei Maria da Penha, projetos desenvolvidos em três capitais: Cuiabá, Brasília e São Luis.

A campanha "Abuso sexual contra crianças e adolescentes: ajude-nos a mudar esta página" e o projeto "Questão de Gênero", ambos desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, foram algumas das experiências apresentadas. Os projetos foram abordados , respectivamente, pelo titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, e pela promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonos.

O projeto "Questão de Gênero" visa combater de forma preventiva a violência doméstica. Ele foi lançado no início de 2009, em Cuiabá, pelas Promotorias de Justiça Especializadas no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O projeto é desenvolvido em escolas e universidades públicas e privadas. Mais de 1.200 pessoas já assistiram as palestras apresentadas pelo Ministério Público. Além da violência doméstica, também são abordadas questões relacionadas ao abuso sexual.

Já a campanha relacionada ao abuso sexual contra crianças e adolescentes busca sensibilizar a sociedade e os poderes constituídos sobre as consequências do abuso sexual contra crianças e adolescentes e a necessidade de formação de uma rede de proteção às vítimas. “Além da distribuição de cartilhas sobre o assunto, também estamos promovendo palestras nas escolas, instituições públicas e universidades. Somente na primeira etapa da campanha, cerca de 500 alunos das universidade parceiras foram orientados para se tornarem multiplicadores de informações nos bairros”, destacou o procurador de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.

Segundo ele, a distribuição de cartilhas é para garantir que a informação chegue à população de forma acessível e clara. A campanha realizada pelo Ministério Público conta com o apoio da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Cuiabá, Centro Universitário Unirondon e Instituto Cuiabano de Educação (ICE). As Promotorias de Justiça do interior do Estado também vêm realizando campanhas sobre o assunto.

Além dos projetos desenvolvidos pelo Ministério Público Estadual, também foram apresentadas, no evento, experiências desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Estado, Ministério Público do Distrito Federal e Poder Judiciário do Maranhão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138099/visualizar/