Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 26 de Março de 2010 às 13:11
Por: Adriana Scorza/Dimas Ximenes

    Imprimir


Mais cisternas serão construídas no Semiárido brasileiro para atenuar a escassez de recursos hídricos na região. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)  vai repassar R$ 60.054.386,91 milhões para a Articulação do Semiárido (ASA) construir 31.860 cisternas na região para as residências das famílias e escolas públicas rurais. A formalização do termo de parceria com a ASA foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25/3).

Das 31.860 cisternas,  110 serão construídas nas escolas públicas rurais, sendo 90 com capacidade para 52 mil litros de água e 20 para  30 mil litros. As cisternas residenciais têm capacidade para 16 mil litros. “A  cisterna é um bem para a todas as famílias que precisam de água”, diz o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira. A ASA é uma das instituições parceiras do Ministério do Desenvolvimento Social na construção de cisternas assim como os governos estaduais e municipais.

A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa solução de acesso a recursos hídricos para a população rural dispersa do Semiárido brasileiro. Construída com placas de cimento, permite armazenar 16 mil a 52 mil litros de água para beber e  para o preparo de alimentos.

O Programa Cisternas do MDS visa o acesso, o gerenciamento e a valorização da água como um direito essencial da vida e da cidadania, ampliando a compreensão e a prática da convivência sustentável e solidária com o ecossistema do Semiárido.

O público das cisternas é formado por famílias de baixa renda que moram na área rural de Municípios daquela região e que não dispõem de fonte de água ou meio de armazená-la adequadamente para o suprimento de suas necessidades básicas.

Números – De 2003 a janeiro de 2010, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome já apoiou a construção de 338 mil cisternas beneficiando 1,3 milhão de pessoas na região do Semiárido brasileiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/138140/visualizar/