Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Março de 2010 às 12:57

    Imprimir


O gerente-executivo da unidade de pesquisas da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Renato da Fonseca, afirmou nesta sexta-feira que o crescimento do setor industrial segue equilibrado, sem gerar pressões inflacionárias.

A afirmação foi feita com base na análise da pesquisa Sondagem Industrial, que apontou estabilidade na atividade industrial e utilização da capacidade instalada abaixo da esperada para o período.

"A indústria ainda está com uma capacidade abaixo do normal. Significa que tem espaço para aumentar essa capacidade", apontou Fonseca.

Segundo ele, a comparação de capacidade usual com a atual foi criada para medir possíveis pressões inflacionárias. A pesquisa mostrou que a maior parte das indústrias, com exceções de setores específicos como bebidas e madeira, está com nível de produção abaixo do normal para o período.

Os índices dos estoques registrados na pesquisa indicam que a indústria se livrou dos excessos. O aumento da demanda esperada para os próximos seis meses deve impactar diretamente a produção e puxar o crescimento, segundo Fonseca.

Os empresários apostam em maior contribuição das exportações no crescimento da indústria neste ano. A sondagem indicou um sentimento de retomada no comércio mundial.

Fonseca acredita em uma aceleração do crescimento a partir do segundo trimestre. A ressalva do gerente é para uma mudança no cenário econômico.

"Se houver realmente uma mudança da política monetária, você pode voltar a frear o processo e frustrar as expectativas de crescimento", apontou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138142/visualizar/