Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Março de 2010 às 04:15
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Capital apresenta 3.121 notificações, com 159 casos graves e duas mortes
Capital apresenta 3.121 notificações, com 159 casos graves e duas mortes

Embora haja uma perspectiva de redução, em função da diminuição das chuvas, os casos de dengue continuam em elevação no Estado. Em apenas uma semana, o número de pessoas que contraiu a doença subiu de 24.140 para 27.958, um salto de 15,5%. Já as ocorrências graves aumentaram de 697 para 749 casos (7%), em Mato Grosso.

Os óbitos somam 31 notificações. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria Conceição Villa, essa ascensão deve permanecer por alguns dias porque, depois da contaminação, tem o período de incubação de sete a 15 dias. “Alguns municípios ainda estão tendo chuvas”, apontou.

Por isso, conforme Villa, a SES mantém o alerta aos 15 municípios considerados prioritários, entre eles, Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, ela garante que o órgão está investigando e fazendo uma análise criteriosa dos óbitos ocorridos no Estado. “Para identificar as causas e corrigir as ações, o que for preciso”, afirmou. Dos 31 óbitos, 19 estão confirmados e 12 sob investigação, conforme boletim divulgado ontem pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica.

Conceição Villa alertou ainda que mesmo em caso de desaceleração dos casos é preciso manter a guarda contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. “A população não pode se descuidar”, reforçou.

Os dados dão conta ainda de que a Capital tem até o momento 3.121 notificações. Destas, 159 classificadas como graves. Já as mortes em decorrência da doença somam seis, sendo duas confirmadas e quatro aguardando resultado de exames laboratoriais.

Já Várzea Grande contabiliza 1.246 casos de dengue. Deste total, 110 foram notificados como graves, além de quatro mortes confirmadas. Os óbitos também ocorreram em outros 13 municípios, entre eles, Barra do Garças, Colniza, Diamantino, Lucas do Rio Verde e Pontes e Lacerda.

Ainda no boletim, a SES esclareceu que um dos óbitos que chegou a ser confirmado como sendo de dengue na semana passada, no município de Brasnorte, foi descartado. Segundo o órgão estadual, além de investigação in loco, mediante análise do prontuário encontrado no hospital, chegaram novos resultados dos exames laboratoriais descartando que a causa tenha sido dengue e, sim, leucemia.

Vale lembrar que no ano passado, entre 1º de janeiro a 25 de março, ocorreram 5.591 casos da doença.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138210/visualizar/