Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 23 de Março de 2010 às 16:58
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


A aposentadoria compulsória de 11 magistrados em menos de um mês expõe negativamente o Judiciário mato-grossenses no cenário nacional, até mesmo pelo ineditismo dos dois julgamentos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão colocou o dedo numa ferida aberta há 11 anos, com o assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral, até hoje não esclarecido, após denúncias graves de venda de sentenças.

De lá para cá, a maioria dos citados no escândalo se aposentou, mas os substitutos não deixaram de lado o apego às práticas consideradas moralmente e/ou juridicamente irregulares. Nesta terça (23), por exemplo, o CNJ determinou a aposentadoria compulsória do desembargador José Jurandir de Lima por ter contratado dois filhos para cargos de servidores comissionados no gabinete dele. Para se ter uma ideia do clima de “paternalismo” que pairava sobre o Tribunal de Justiça, Tássia Fabiana Barbosa de Lima e Bráulio Estefânio Barbosa de Lima, filhos do desembargador, nem sequer apareciam para cumprir expediente, já que ela morava em São Paulo, enquanto ele cursava medicina em tempo integral.

A punição anterior do CNJ, de 23 de fevereiro, também expôs ao país os atos corporativistas, costumeiramente adotados por ao menos 10 magistrados do Judiciário de Mato Grosso. Parte dos três desembargadores, incluindo o presidente Mariano Travassos, e sete juízes chegou ao cúmulo de admitir nos depoimentos que a liberação de R$ 1,5 milhão de créditos irregulares dos cofres do TJ serviria para "um bem maior” – ajudar colegas maçons em situação financeira deficitária devido à derrocada de uma cooperativa ligada ao grupo.

Agora com a aposentadoria dos 11 magistrados, a expectativa é que se encerre um clico vicioso de irregularidades cometidas com base em práticas nefastas, arraigadas na cultura do Judiciário mato-grossense.

Quem são os 11 magistrados "punidos" com a aposentadoria

Desembargadores...
José Jurandir de Lima
José Ferreira Leite
José Tadeu Cury
Mariano Alonso Travassos
... e juízes
Marcelo Souza de Barros
Irênio Lima Fernandes
Antônio Horácio da Silva Neto
Marcos Aurélio dos Reis Ferreira Leite
Juanita Cruz Clait Duarte
Maria Cristina de Oliveira Simões
Graciema Caravellas





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138595/visualizar/