Repórter News - reporternews.com.br
Segunda - 22 de Março de 2010 às 15:15
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


A substituição de 6 mil geladeiras e de 17.379 lâmpadas do projeto "Luz em Conta" da Cemat deve promover uma economia estimada no consumo de energia de 3.901,03  MWh ano. É o suficiente para abastecer um município do porte de Barão de Melgaço (distante a 135 km de Cuiabá) durante um ano. Barão é uma cidade localizada às margens do rio Cuiabá que tem 57 anos, possui 7.851 habitantes e 2.019 unidades consumidoras. Além de promover a redução na fatura de energia elétrica para famílias carentes contempladas, o projeto traz um ganho para a sociedade, quando a empresa deixa de antecipar investimentos no setor elétrico que provocam transformação do meio ambiente, tais como aumento de capacidade em subestações e usinas térmicas, construção de linhas de transmissão e redes de distribuição.
 
"É um resultado muito expressivo se considerarmos que a economia do "Luz em Conta" representa cerca de 22% da economia do horário de verão. Em sua última edição, economizamos no estado de Mato Grosso 17.075,07 MWh no Sistema Interligado em apenas quatro meses. A energia elétrica é um serviço importante na vida das pessoas, porém o seu acesso requer o uso de recursos naturais esgotáveis e uma intervenção no meio ambiente. Por isso, esse balanço positivo é importante para o sistema elétrico", analisa o vice-presidente Executivo da Cemat, Antonio Carlos Fernandes da Fonseca.
 
Somente a substituição de geladeiras de 2009 até janeiro de 2010 foi responsável por uma economia de 2.799,36 MWh/ano, energia capaz de abastecer um município como Chapada dos Guimarães (a 61 km de Cuiabá) por 46 dias. Aliás, a geladeira é um eletrodoméstico  que requer cuidado no seu uso. O mau estado de conservação da borracha de vedação é um dos grandes vilões para o aumento no valor da fatura de energia elétrica.
 
Aliado a alguns vícios, como deixar a porta da geladeira aberta por tempo exagerado ou colocar tênis e objetos para secar na parte de traz do equipamento, implicam numa conta de energia mais alta. "Sabemos que muitas famílias têm dificuldades financeiras para adquirir equipamentos modernos e mais eficientes. Com equipamentos novos, o valor da fatura de energia reduz sensivelmente, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades", analisa o coordenador de Eficiência Energética da concessionária, Milton de Souza Ochiuto.
 
O projeto está em fase de execução com previsão de término para o mês de abril deste ano. Trata-se de um braço do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat. Ochiuto relata que uma geladeira velha consome até 130 kWh/mês, enquanto a proposta do novo refrigerador é consumir entre 25 e 30 kWh/mês. O benefício será percebido com a redução da fatura já no primeiro mês de uso dos equipamentos novos e mais eficientes.
 
Outro item são as lâmpadas, o uso daquelas incandescentes que, por serem mais baratas, seduzem o consumidor pelo preço. Na contramão, esses equipamentos elétricos geram mais calor, tem uma vida útil menor em relação às lâmpadas fluorescentes, que são mais eficientes, econômicas e duradouras. O projeto já alcançou 58 municípios mato-grossenses levando não só os equipamentos elétricos, mas dicas de economia e de consumo racional de energia.
 
Cada residência beneficiada recebe uma geladeira de 286 litros e quatro lâmpadas fluorescentes de 20W. Os refrigeradores possuem o Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico, e as lâmpadas são fluorescentes, o que representa 80% de economia no consumo, mais durabilidade e melhor nível de iluminação.
 
Todas as famílias escolhidas pelo projeto atendem aos critérios socioeconômicos definidos pela empresa: residência classificada como consumidor Baixa Renda (consumo de energia entre 80 e 220 kWh/mês); ligação monofásica; adimplência com a concessionária; situação regular de fornecimento de energia - além da existência de geladeira velha, com alto consumo de energia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138763/visualizar/