Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 21 de Março de 2010 às 12:17
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá implantar o Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (Siga). Por este sistema, online, será feito o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos da Rede Estadual. Com as informações geradas será possível criar mecanismos e estratégias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

Este sistema será apresentado pela primeira vez durante o encontro “Formação em Rede: Interligando Saberes”, que a Seduc promove de 23 a 27 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Durante o evento, estarão presentes no local os técnicos das três superintendências pedagógicas da secretaria (Formação dos Profissionais da Educação, Gestão Escolar e Ensino Básico), além dos assessores pedagógicos e representantes dos 15 Cefapros.

O sistema está sendo desenvolvido pelas três superintendências em conjunto com o professor doutor Einstein Lemos de Aguiar, do Departamento de Ciências da Computação da UFMT, que deverá participar da apresentação do programa, prevista para as 20 horas do dia 24 de março. Também deverá participar desta apresentação a técnica Marilza Gimenez Hidalgo, da Superintendência de Formação da Seduc, uma das integrantes da comissão que participa do desenvolvimento do software. De acordo com ela, o sistema inicialmente será utilizado para o acompanhamento dos alunos do 1º Ciclo até a 2º fase do 2º Ciclo.

Conforme Marilza Hidalgo, serão acompanhadas 417 escolas do 1º Ciclo e 435 do 2º Ciclo. Isso representa, no primeiro caso, 1.638 turmas e, no segundo, 1.474. Segundo a técnica, o sistema irá possibilitar itens como o acompanhamento da aprendizagem do aluno; o avanço na leitura (além do tipo de obras utilizadas), o uso de recursos pedagógicos em sala de aula e até a utilização das Salas de Superação.

A implantação do sistema viabilizará, ainda, um amplo processo de avaliação, que parte das salas de aula e que passa por instâncias como a coordenação pedagógica da escola, assessorias pedagógicas, Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cefapros) e as superintendências da Seduc.

Para que o sistema entre em funcionamento, será necessário o treinamento dos profissionais da Educação nas escolas. Os Cefapros terão papel fundamental nesse processo. Ainda este mês os formadores dos Cefapros vão até as escolas de suas áreas abrangência para repassar o conteúdo aos coordenadores pedagógicos. Estes, por sua vez, serão os multiplicadores para os professores das respectivas unidades escolares.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, pretende que este processo seja concluído até o dia 15 de abril. Está em planejamento uma data para uma ampla discussão do sistema. Nesta data, haveria uma simulação de uso do Siga em todas as escolas. O Siga é mais uma ferramenta das tecnologias da informação que a Seduc está implantando. Esta vem se somar a outras como o Diário de Classe Eletrônico, implantado em 2009, destinado ao acompanhamento da vida escolar do aluno (como avaliações e faltas, por exemplo).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138892/visualizar/