Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Março de 2010 às 13:30
Por: Simone Alves

    Imprimir


  A Assembleia aprovou nesta quinta (18) projetos de criação de duas secretarias estaduais. A indicação foi feita pelo deputado Alexandre Cesar (PT), na tentativa de agradar lideranças comunitárias e movimentos liderados por jovens. Ele pediu a criação de uma pasta da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural e outra de Juventude. A primeira seria incorporada à atual estrutura da secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). Já a segunda atuaria em parceria com o Conselho Estadual de Juventude.

   O petista argumenta que a Seder tem concentrado sua atuação para beneficiar grandes agricultores, em detrimento dos pequenos produtores. Segundo ele, nos últimos anos, a maioria dos financiamentos foi destinada aos grandes grupos. A proposição já foi apresentada outras vezes. O deputado estadual Zé Domingos (DEM), por exemplo, fez uma tentativa de emplacar novas pastas à administração estadual, sem sucesso. Segundo o parlamentar democrata, enquanto a agropecuária familiar recebeu R$ 2,3 bilhões em créditos para a safra 2002/2003, a agricultura comercial recebeu R$ 27,6 bilhões. O projeto de Zé Domingos foi ignorado, diferentemente de Cesar que é do PT, partido aliado do vice-governador, Silval Barbosa (PMDB), que está prestes a assumir o governo.

   Esta é a segunda tentativa de Alexandre Cesar para emplacar a pasta de Juventude. Em 2007, junto com o deputado estadual Maksuês Leite, apresentou projeto da secretaria que deveria ser comandada por jovens. À época, a solicitação foi atendida parcialmente, com a criação do Comitê Intersetorial de Políticas de Juventude no Executivo.

   As propostas devem chegar às mãos de Blairo Maggi e de Silval na próxima semana, mesmo sem um debate sobre os orçamentos. O petista garante que os recursos das secretarias já existentes podem ser organizados de forma a atender os trabalhos das pastas a serem criadas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138998/visualizar/