Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 16 de Março de 2010 às 09:29
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Produtores e dirigentes da cadeia da soja já avaliam que a baixa produtividade ronda a atual safra do grão, mesmo com produção superior às 17,4 milhões de toneladas da safra 2008/2009. A doença ferrugem asiática e o retorno aquém do esperado para variedade precoce estão entre as causas do impacto na cultura. Este é o cenário diante da colheita de 77% da área realizada, segundo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A própria projeção estatística já mostra a tendência, ao apontar 1,7% na redução anual da produtividade, medida em sacas por hectare. A direção e técnicos do instituto alertam, entretanto, que a produtividade total será conhecida apenas com a colheita total da safra, cuja previsão é o início de abril. A previsão é que no ciclo corrente sejam colhidos 18,4 milhões de toneladas. Comparada a safra atual com as últimas duas, segundo dados do instituto, a média de produtividade tem sido decrescente. Na 07/08, foram 52,47 sacas por hectare. No ciclo 08/09, o ganho na sojicultura foi 50,86/ha. Já na atual, a previsão é de 50 sacas.

O diretor Administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Carlos Favaro, reforça o alerta. Ele diz que a colheita na região de Lucas do Rio Verde caminha para o encerramento e que a "ferrugem atacou e deu quebra violenta". Ele também atribui o atual desempenho devido à variedade precoce ter sido plantada muito cedo, em setembro, e não produziu o resultado esperado. "Dificilmente repetiremos a produtividade da safra passada".

Apesar de ter havido aumento de área, com a migração de áreas destinadas ao algodão e ao arroz para a soja, a produtividade será reduzida. Das regiões produtoras, apenas o Vale do Araguaia, nos campos de Canarana e Água Boa, deverão encerrar a colheita em abril.

O produtor Silvésio de Oliveira, de Tapurah, também endossa a preocupação. Ele conta que a produtividade está abaixo das médias históricas dos últimos anos. Além da ferrugem, ele cita o tempo de luminosidade menor da planta para desenvolver o grão, pois choveu muito no período.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139632/visualizar/