Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 15 de Março de 2010 às 09:39
Por: André Sartorelli

    Imprimir


Divulgação
O 3D é uma técnica que “imita” a maneira com que os olhos humanos enxergam as coisas
O 3D é uma técnica que “imita” a maneira com que os olhos humanos enxergam as coisas

Pouco tempo depois da invasão nas lojas brasileiras dos aparelhos de plasma e LCD, a TV 3D deve ser o sonho de consumo de quem deseja assistir aos jogos das próximas copas do mundo, por exemplo, com um tipo de imagem só visto até agora em algumas salas de cinema, que exibiram o grande sucesso Avatar em três dimensões.

O 3D pode fazer parte de TVs de LCD e plasma e é uma técnica que “imita” a maneira com que os olhos humanos enxergam as coisas. Eles registram as imagens rapidamente por ângulos um pouco diferentes. Quando o cérebro “traduz” a captação dos olhos, ele acrescenta a noção de profundidade.

A tela de LCD (tela de cristal líquido, em português) tem uma lâmpada ao fundo do monitor com uma luz branca direcionada a uma fina camada de gel chamado de cristal líquido. Essa telinha tem minúsculos buracos que deixam a luz ultrapassar ou a bloqueiam formando a imagem.

O plasma não tem a lâmpada branca no fundo do monitor. A imagem é formada na tela a partir de cada pequeno quadrado de luz, como se o aparelho tivesse uma camada com milhares de minilâmpadas vermelhas, verdes e azuis. A combinação dessas cores forma outras e gera a imagem final na tela.

Quando têm 3D, esses dois tipos de tela recebem uma película especial com microprismas que simulam o olhar.

No cinema, o 3D já é considerado uma tendência. O filme Alice no País das Maravilhas ainda não chegou ao Brasil, mas mantém uma boa perspectiva de produções tridimensionais. 

A gravação de conteúdos de TV começa a dar seus primeiros passos ainda em 2010. A adoção dependerá de investimentos em longo prazo por parte das emissoras. Mesmo que o telespectador compre uma TV 3D, esse tipo de imagem só poderá ser visualizado se a gravação também seguir o mesmo padrão. 

Fernanda Summa, gerente de produtos e televisores da LG, explica que, enquanto as emissoras de TV ainda fazem experiências com a nova tecnologia, sua companhia aposta, principalmente, "na chegada de filmes em Blu-Ray em 3D ainda no primeiro semestre deste ano". Por isso, além dos aparelhos de TV, a LG também vai oferecer tocadores de Blu-Ray em 3D.

Outro item fundamental são os óculos, comprados à parte. A Philips até começou no passado uma série de testes para a criação de um modelo sem a necessidade de óculos. Em 2009, o projeto foi suspenso. A mais recente polêmica diz respeito aos cuidados necessários com os óculos 3D para evitar problemas de saúde.

No universo dos videogames, a Sony se destaca pelo desenvolvimento de jogos que rodam em três dimensões.

Mercado

Segundo a empresa de pesquisas iSuppli, o ano deve terminar com 4,2 milhões de de TVs 3D vendidas. Para 2015, a perspectiva é que chegue a 78 milhões.

A LG, primeira fabricante a lançar a TV 3D no país, ainda não divulgou o preço dos dois equipamentos que formam o kit básico. Algumas TVs poderão custar até R$ 10 mil.

A empresa venderá dois tipos de televisores. Um disponível em 47 e 55 polegadas e outro em 42, 47 e 55 polegadas. Até dezembro, a companhia vai oferecer um total de nove modelos.

A próxima da lista deve ser a Samsung, que promete o lançamento de aparelhos 3D até o final de abril ou maio. A Panasonic começará a vender até dezembro. Já a Philips e Sony ainda não têm previsão.

No entanto, a briga já começou no exterior. A Panasonic iniciou na semana passada a vender esse tipo de aparelho para os americanos. A Samsung lança na Coreia do Sul e Estados Unidos praticamente no mesmo período que no Brasil. O Japão terá a Sony como primeira empresa a comercializar as TVs 3D. Só a Philips ainda não divulgou informações sobre uma futura linha baseada nessa tecnologia.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139786/visualizar/