Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 14 de Março de 2010 às 06:16

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Expoinel nasce com o objetivo de se tornar referência nacional no que há de melhor na raça nelore
Expoinel nasce com o objetivo de se tornar referência nacional no que há de melhor na raça nelore

Este ano 450 animais irão passar pelo crivo de três juízes, para disputar o ranking dos melhores em genética da raça nelore em Mato Grosso. Diversas categorias serão julgadas, divididas em machos e fêmeas. Este ano os pecuaristas de Mato Grosso e de outros estados, terão 22 exposições agropecuárias para apresentar o que produzem de melhor.

“Antigamente os produtores de Mato Grosso tinham de buscar em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, as matrizes e touros para renovar e melhor seu plantel. Agora isso não acontece mais e Mato Grosso é lugar obrigatório para quem pensa em melhoramento genético de seu rebanho”, diz com orgulho o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACN/MT), Gilberto Porcel.

Essa disputa saudável e fomentadora da melhoria da raça nelore está sendo realizada durante a Expoinel Mato Grosso – Exposição Internacional Nelore - que marca a abertura do ranking estadual do nelore de Mato Grosso.

O evento que está sendo realizado desde o dia 7, segue até o dia 21, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro em Cuiabá (MT), promovido pela ACN/MT. “Esta é a primeira de muitas. Temos certeza de que a Expoinel Mato Grosso de 2011 será a maior do Brasil, pois aqui está o maior rebanho nacional, com mais de 27 milhões de cabeças e o melhor em genética. Estamos no caminho certo”, frisa Porcel.

ETAPAS - O caminho não é fácil para os pecuaristas que vislumbram o os lugares mais altos do ranking para seus animais. Isso porque o produtor tem de ter uma somatória de seis exposições agropecuárias para que tenha condições de disputar o ranking de 2010. É obrigatória a participação em três das 22 exposições ranqueadas, sendo a primeira a Expoinel Mato Grosso, a Expoagro – 46ª Expoagro – Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso que será realizada de 1° a 15 de julho, em Cuiabá, e a Exposul de 7 a 15 de agosto em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá).

O julgamento dos 450 animais acontece a partir do dia 16 de março, sempre no período da manhã, das 8 às 12 horas, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, com entrada gratuita para quem quiser assistir. A responsabilidade de julgar ficou por conta dos juízes Rodrigo Ruschel Lopes Cançado, Ireno Casemiro da Costa e Fábio Eduardo Ferreira. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139882/visualizar/