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Sexta - 12 de Março de 2010 às 14:50
Por: Simone Alves

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Menos de um mês depois de desembarcar em Cuiabá para assinar convênios com o governador Blairo Maggi (PR), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), lança na próxima segunda (15), às 9h, em Lucas do Rio Verde (a 350 km de Cuiabá), o projeto de construção da Ferrovia Centro-Oeste - uma nova linha ferroviária que vai integrar Mato Grosso a Goiás, Tocantins e Rondônia.

Na ocasião, o projeto será apresentado aos prefeitos da região, governadores e investidores. A exposição terá a participação de técnicos da Valec Engenharia - empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes – e por Luiz Antonio Pagot, diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Os governadores Blairo Maggi e Alcides Rodrigues, de Goiás, além de outros líderes políticos já confirmaram presença. Segundo o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, tudo já está preparado para o que promete ser um dos maiores eventos da história da região. O evento está previsto para encerrar às 13h.

Também vão comparecer ao evento o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o presidente da VALEC, José Francisco das Neves, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo.

A Ferrovia

O projeto surge como a “menina dos olhos” para os grandes produtores de grãos, pois irá diminuir as distâncias para o transporte de gãos. Em Mato Grosso, os municípios beneficiados diretamente serão Campo Novo dos Parecis e Água Boa, além de Lucas do Rio Verde e Sapezal, que abrigarão terminais de carga.

Na avaliação do prefeito Marino Franz, a ferrovia vai deixar o Estado mais competitivo economicamente. “Para se ter uma ideia, somente o município produz mais de 2 toneladas de grãos e o transporte é de extrema importância para a demanda que é destinada a Mato Grosso”, explica o gestor em entrevista ao RDNews. Segundo ele, o frete do transporte de grãos poderá ficar até 30% mais barato após a conclusão da ferrovia. “A carga também será valorizada em até US$ 2 por saca”, acrescenta.

Serão 1.602 quilômetros de trilhos entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO). A ferrovia inicia no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Uruaçu, cruzará Mato Grosso no sentido leste-oeste, até chegar em Vilhena. Esta obra é a primeira parte da gigantesca Ferrovia Transcontinental (EF-354), planejada com 4,4 mil quilômetros de extensão. O traçado segue de Uruaçu para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais e chegando ao litoral fluminense. Já os trilhos do oeste, passarão por Vilhena, seguindo rumo ao Acre. O ponto final da EF-354 é a fronteira com o Peru. A meta do governo Federal é de que a obra seja concluída dentro de quatro anos. O projeto foi elaborado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.





Fonte: RD News

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