Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 09 de Março de 2010 às 08:43
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


A colheita da soja tem evoluído nos últimos dias a passos lentos devido ao grande volume de chuvas em Mato Grosso. A afirmação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta evolução semanal de 12% frente aos 50% da semana anterior.

De acordo com a entidade, o mês de março começou com 62% da área total colhida, equivalente a 3,7 milhões de hectares, com uma evolução semanal de 12 pontos percentuais. Em todas as regiões agricultores têm encontrado barreiras para retirarem do campo a oleaginosa o que tem acarretado prejuízos à qualidade do grão.

Apenas para março o acumulado das chuvas está previsto em 45 milímetros em Sorriso. Em Rondonópolis e Campo Novo do Parecis estimam-se 53 milímetros e 103 milímetros, respectivamente, o que, segundo o Imea, tem contribuído para a queda na produtividade, avaliada entre 52 a 55 sacas no Médio-Norte, entre 49 e 52 no Oeste e entre 50 a 54 sacas no Sul.

O instituto, vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), aponta também fatores como baixos preços como razões "suficientes para a calmaria estacionada".

A maior área plantada com soja localiza-se na região Médio-Norte, isto é, 2,4 milhões de hectares, seguido pelo Sudeste (1,4 milhão) e Oeste, com 943 mil hectares. O Médio-Norte também aparece na frente com 76,58% já colhidos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140586/visualizar/