Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 08 de Março de 2010 às 18:22
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


Foi lançado em São José do Rio Claro, na manha desta segunda-feira (08.03), na Escola Municipal João Trevisan, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

O Programa é do governo federal desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente – Seagrima e a de Educação e Cultura – Sedec, onde é realizada a compra de alimentos dos pequenos produtores rurais e simultaneamente procedida a doação às instituições públicas do município tais como: escolas, creches, abrigos de idosos, casas transitórias e APAE.

O programa só é possível graças ao engajamento de associações, sindicatos ou cooperativas, onde as mesmas são responsáveis em receber e distribuir esses alimentos as unidades recebedoras. No caso das escolas, esses alimentos servirão como complemento a alimentação escolar servida diariamente. Cada produtor tem o direito de entregar até R$ 4.500/ano em produtos.

Todos os alimentos são previamente inspecionados pela Vigilância Sanitária do município levando em consideração os padrões mínimos de qualidade exigidos pela legislação.

A Escola João Trevisan, funcionará como projeto piloto, que por sua vez tem como a sua proponente a Cooperativa dos Agricultores de São José do Rio Claro - COOPERCASP, que se comprometeu pela gestão desta primeira etapa do programa no município, onde caberá também, a realização dos pagamentos mensais dos produtos durante o período de 06 meses.

Além da COOPERCASP e da CONAB a execução do programa no município só foi possível devido à participação de atores importantes nesse processo, tais como: Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Vigilância Sanitária.

Até o encerramento do projeto serão entregue 04 tipos de produtos, sendo:
1.500 kg de mel, 1.944 kg de abacaxi, 960 kg de banana e 436 kg de queijo, totalizando 4.840 kg de alimentos, e atingindo a cifra de R$ 16.992,00 que serão repassados aos agricultores durante este período.

Ainda para o ano de 2010 já está prevista a segunda etapa de recebimento de novos produtos, que terá inicio no mês de setembro onde terá uma maior quantidade de produtos e consequentemente um maior número de instituições beneficiárias. A Seagrima já conta com rol de mais de trinta e dois agricultores familiares interessados em participar do projeto.


Fonte: Seagrima






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140641/visualizar/