Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 05 de Março de 2010 às 07:45
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Deputada federal, Thelma de Oliveira (PSDB)
Deputada federal, Thelma de Oliveira (PSDB)

 

   Mesmo sob críticas de que faz um "mandato apagado", a deputada federal Thelma de Oliveira, presidente regional do PSDB e pré-candidata à reeleição, tem demonstrado na prática que herdou parte do espólio político de Dante de Oliveira, tanto que aparece entre os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto. Na amostragem feita em âmbito estadual entre 20 e 25 de fevereiro pelo instituto Mark, em parceria com o RDNews, o nome de Thelma desponta com um dos preferidos. O instituto ouviu 1.095 pessoas em 40 municípios. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

  Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado declina o nome de preferência sem ajuda de uma lista com os possíveis candidatos, Thelma é lembrada por 5,3%, mesmo percentual atribuído ao também federal Valtenir Pereira (PSB). Em seguida, são citados os deputados Eliene Lima (3,9%), Carlos Bezerra (2,8%) e Wellington Fagundes (2,7%), todos pré-candidatos à reeleição.

   Os secretários estaduais Ságuas Moraes (Educação) e Chico Daltro (Ciência e Tecnologia) detêm 2% e1,6%, respectivamente. Outros nomes são lembrados na espontânea, como do deputado Homero Pereira (1,6%), dos ex-governadores Rogério Salles (PSDB) e Júlio Campos (DEM), ambos com 1,5%, do empresário do PPS Eduardo Moura (0,6%), do deputado Pedro Henry (0,5%), do empresário Roberto Dorner e do suplente de federal Neri Geller, todos com percentuais inferiores a 1%.

  Na estimulada, com uma listagem de 17 nomes, Thelma figura novamente no topo, desta vez dividindo a liderança com Valtenir (8,9%), Bezerra (7%), Wellington (6,8%), Eliene (5,8%) e Júlio Campos (4,7%).

    Efeito Dante

    A presidente da legenda tucana ganhou projeção na vida pública nas "asas" do ex-marido Dante de Oliveira, que faleceu em 2006. Ela acompanhou Dante desde a militância estudantil. Passou pela Prefeitura de Cuiabá, Câmara dos Deputados, Ministério da Reforma Agrária e por sete anos no Palácio Paiaguás, onde foi presidente da extinta Prosol. Em 2002, enquanto Dante perdia para o Senado, Thelma conquistava cadeira de deputada federal, pela média. Teve 58.293 votos. No pleito de 2006, em meio à comoção pela morte de Dante, ela se reelege com 76.770 votos. Foi a quarta mais votada, perdendo para Welington (78.215), Homero (100.114) e Carlos Abicalil (128.851). Para o pleito deste ano, Thelma busca o terceiro mandato. É a principal aposta do tucanato. Os demais pré-candidatos a federal do PSDB são Rogério Salles e o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140907/visualizar/