Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 03 de Março de 2010 às 08:18
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


Com a expectativa de produção recorde, os preços tendem a encolher ainda mais a partir da segunda quinzena neste mês. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Brasil, a colheita pode ultrapassar em quase 13% o volume anterior, atingindo recorde de 64,56 milhões de toneladas. Já a produção mundial deve superar 253 milhões de toneladas nesta safra. As projeções recordes valem também para Mato Grosso, o maior produtor nacional do grão.

Na avaliação dos especialistas, os preços em 2010 vão sofrer pressão devido à boa safra nos principais estados produtores brasileiros – Mato Grosso, sozinho, deve colher 18,9 milhões de toneladas – como também pela super-oferta prevista das safras norte-americana e argentina. “Tivemos a confirmação de uma supersafra nos EUA de 91 milhões de toneladas, contra 80,70 milhões da safra anterior, incremento de 13%. Já a produção argentina deverá saltar 65%, passando de 32 milhões de toneladas para 53 milhões de toneladas”, disse uma fonte da AgRural.

Com as projeções, espera-se um incremento de 42,52 milhões de toneladas de soja, cuja safra deverá pular de 210 milhões de toneladas para 253 milhões de toneladas, de acordo com previsões do USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Para os analistas, é este aumento que tende a exercer pressão baixista sobre as cotações futuras nos primeiros meses do ano que vem.

“O produtor tem que ter muita cautela neste momento”, recomenda Carlos Fávaro. Sem travar preços na época do plantio, o produtor tem de procurar sair da pressão de venda na hora de maior oferta no mercado. “Uma das alternativas é o produtor segurar a produção até os estoques baixarem. Neste momento os preços podem sofrer uma elevação”.

SITE - Aliás, esta postura de comercialização pode ser observada numa enquete que está no ar no site da Aprosoja/MT (www.aprosoja.com.br). Para mensurar a opção dos associados, a entidade faz a seguinte pergunta: “Qual a sua estratégia de comercialização para o restante da sua produção de soja?”. As 255 respostas se posicionaram da seguinte forma: vender imediatamente (14%), vender até o final da colheita (10%), esperar - soja disponível (53%) e esperar - soja balcão (23%).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141060/visualizar/