Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 01 de Março de 2010 às 13:32
Por: Rosana Vargas

    Imprimir


Cuiabá (MT), 01 de março de 2010 – é rotina a vinda ao Brasil e demais países exportadores de carne para o mercado europeu, da missão técnica do FVO (Food and Veterinary Office), órgão da Comunidade Europeia responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação sobre segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e bem-estar animal.  A missão já chegou ao Brasil  e é composta por duas equipes. A vista técnica em Mato Grosso começa no domingo. Os técnicos chegam em Cuiabá e seguem direto para Pontes e Lacerda, onde na manhã de segunda-feira (08), fazem auditoria no frigorifico do grupo Arantes. No dia seguinte (09) embarcam para Tangará da Serra, onde a fazenda Matovi será auditada e na quarta-feira (10) viajam para o município de Querência, para fazer o mesmo trabalho na fazenda Roncador.

“Essa é uma visita esperada e sem sobressaltos. Não existe segredo. A missão vem checar se as regras do Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) estão sendo cumpridas, já que essa é a condição principal para os produtores, que querem exportar carne in natura para esse mercado tão disputado”, analisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - Acrimat, Luciano Vacari. Para a Acrimat, o potencial de Mato Grosso é muito grande para atender o mercado europeu, pois além de ter o maior rebanho do Brasil, com mais de 27 milhões de cabeças, “cumpre todos os requisitos sanitários exigidos pelo bloco europeu”.

Hoje Mato Grosso conta com apenas 338 propriedades aptas a exportar para a U.E. e 99 estão na lista de espera para serem auditadas. Segundo a coordenadora do programa Sisbov da Superintendência Regional do Mapa em Mato Grosso, Patrícia Borges Dias, as auditoria nas propriedades retornam ainda no mês de março, "logo depois da visita da missão europeia e de forma mais ágil”. A coordenadora informou que hoje a superintendência regional do Mapa conta com 29 auditores e o Indea - Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, com 45, “isso significa que temos 37 equipes formadas, já que cada equipe tem que ter no mínimo 2 auditores”.

“Esperamos que essas equipes realmente façam o trabalho de campo e agilizem o processo de auditagem. A Acrimat vem alertando para a morosidade do trabalho e a necessidade de ampliar o número de auditores. Quando maior o número de propriedades aptas a exportar para a Europa, maior a nossa participação no mercado. Hoje a realidade é outra, pois a queda nas exportações continua acentuada”, ressaltou Luciano Vacari. Mato Grosso possui mais de 100 mil propriedades rurais voltadas para a criação de gado.

A visita da missão técnica vai durar uma semana e está sendo realizada em seis estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Além do Brasil a missão técnica do FVO realiza o mesmo procedimento no Paraguai, Uruguai e Argentina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141280/visualizar/