Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 26 de Fevereiro de 2010 às 10:56

    Imprimir


Uma grande comissão de trabalho formada pelos prefeitos que compõem a Baixada Cuiabana, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) e a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal - FIFA 2014 (Agecopa) conduzirá os trabalhos que apontarão entre as prioridades de cada município, aquelas que também possam suprir parte das demandas estruturais voltadas à realização da Copa de 2014, em Cuiabá.

As discussões foram fomentadas a partir da aprovação de R$ 47 milhões em emenda parlamentar da bancada de Mato Grosso, voltada exclusivamente à implantação e modernização da infra-estrutura esportiva da Grande Cuiabana.

Neste primeiro encontro, capitaneado pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho e pelo deputado Federal Wellington Fagundes, na tarde desta quinta-feira, 25, no auditório da SEEL, os municípios foram instruídos a protocolarem suas reivindicações e/ou projetos na Secretaria de Esportes, em um prazo máximo de 15 dias.

"É a maior emenda do esporte no Brasil, e queremos transformar esse recurso em um projeto da Agecopa, da SEEL e dos municípios, não só para a copa do mundo, mas para daqui até a copa do mundo; sei que é pouco para as demandas do evento, mas quero negociar uma agenda com o ministro, na presença do Baiano, da Agecopa e dos municípios para pontuarmos nossa realidade", enfatizou o deputado Federal Wellington Fagundes.

Wellington também enfatizou a necessidade do fortalecimento de cursos voltados à qualificação profissional, com ênfase no atendimento ao turista, principalmente estrangeiro. "Acredito, por exemplo, que todos os taxistas devam falar inglês, isso é básico para o atendimento ao turista, e essencial para o estado que terá no turismo seu principal atrativo", argumentou o deputado.   

O presidente da Agecopa, Adilton Sachetti enfatizou a importância dos municípios se conscientizarem sobre a estruturação de suas potencialidades turísticas, e salientou que a Agecopa está desenvolvendo um plano diretor com o mapeamento das potencialidades do estado

"O maior legado de Mato Grosso será o turismo. Nosso foco em Cuiabá e Várzea Grande serão os projetos de construção do estádio e a mobilidade urbana, nos demais municípios a ênfase será a infra-estrutura turística, a formação profissional, a qualificação da mão de obra. As pessoas ainda não pararam para avaliar e perceber o que é este evento, nenhuma modalidade específica possui um grande evento exclusivo como o futebol", afirmou Adilton Sachetti.  

Finalizando, Sachetti orientou aos prefeitos para a necessidade de previsão orçamentária para investimentos constantes na elaboração de projetos. "Hoje, uma das maiores deficiências das prefeituras é não priorizar a concepção de projetos; sempre haverá oportunidade para a busca de recursos, e sai na frente quem tem seu projeto", orientou Sachetti. 

Também estiveram presentes ao encontro, o prefeito de Várzea Grande, Tião Zaeli; a primeira dama de Cuiabá, Adriana Bussiki; o prefeito de Acorizal, Meraldo Sá; o prefeito de Poconé, Clóvis Damião Martins, e representantes dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nobres, Rosário Oeste, e Jangada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141633/visualizar/