Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 26 de Fevereiro de 2010 às 00:01

    Imprimir


Após mais de 70 dias de impasse, terminou a briga pelo comando da mesa diretora da Câmara Municipal de Nortelândia. Neste período foram vários os capítulos, com direito inclusive a ações na justiça para obrigar o então presidente Aníbal de Oliveira a realizar sessão para eleger seu sucessor.

Tudo começou no ano passado, quando a base de sustentação do executivo, formada por sete vereadores se dividiu com dois candidatos ao cargo, sendo Luis Fernandes de Souza e Benedito Hudson Monteiro e Mayer, este último acabou recebendo o apoio de dois vereadores da oposição, Vagnir Barbosa Batista e Chirley Dias Barreto, o que lhe garantiu vantagem ao menos temporária.

Luís Fernandes de Souza havia conseguido o apoio dos colegas Luiz Garcia, Nilson Neves e Aníbal de Oliveira, e Benedito Hudson de Mariano Gomes, Rubilan Nunes de Oliveira, Chirley Barreto e Vagnir Barbosa Batista.

Ao perceber que perderia a eleição, Luiz Fernandes de Souza, tentou uma manobra de última hora, apresentando um requerimento em que dizia que o mandato do atual presidente era de dois anos, o documento foi aceito pelo chefe do legislativo, que suspendeu a eleição marcada para aquela sessão. Essa manobra acabou sendo responsável pela reviravolta no quadro sucessório da câmara.

O grupo da base de sustentação acabou cooptando o vereador Rubilan Nunes de Oliveira, após intensas negociações de bastidores, ofertando a ele a presidência da casa, o que enfraqueceu Benedito Hudson. Os dois são do principal partido de sustentação da administração, o PMDB. O vereador Vagnir Barbosa Batista (PP), havia assumido um compromisso de também votar em Rubilan, mas na sessão noturna desta quinta-feira (25.02), se absteve, surpreendendo a todos. Aliás, essa não é a primeira vez que o parlamentar age de forma dúbia nas disputas pela presidência da casa de leis, na tentativa de ficar bem com todos os colegas. O seu comportamento nesta quinta acabou deixando todos os vereadores irados com seu posicionamento. “ Ele foi covarde novamente, não é a primeira vez que ele engana os colegas, nunca se decide, está sempre em cima do muro” criticou o presidente eleito.

Rubilan Nunes de Oliveira, que é enfermeiro e vereador de primeiro mandato, conquistou o cargo com os votos de Luiz Garcia Taborda, Aníbal de Oliveira, Nilson Neves e Luis Fernandes de Souza. Benedito Hudson Monteiro, o Bidú, obteve os votos de Mariano Gomes e Chirley Barreto. Vagnir Barbosa, o Liu, que havia feito compromisso com os dois grupos de vereadores, acabou tendo que abster para tentar ficar bem com os colegas. Os cinco vereadores que venceram o pleito ficaram confinados numa fazenda na área rural do município, durante os dias que antecederam a votação.

O vereador Luiz Fernandes de Souza, anunciou que vai oficializar nesta sexta-feira, seu pedido de licença por tempo indeterminado, abrindo espaço para o primeiro suplente Valdey Souto, o Deca, que tomará posse na próxima segunda-feira (01.03), em horário ainda a ser confirmado pelo novo presidente.

Aníbal de Oliveira, que presidiu a sessão já convocou os colegas para uma sessão extraordinária que acontecerá no sábado (27.02) as 09hs da manhã, quando será empossada a nova mesa diretora para o anuênio 2010.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141677/visualizar/