Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 17:04

    Imprimir


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) celebrou nesta quinta-feira (25) o 78º aniversário da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado no dia 24 de fevereiro. Ele homenageou as cuiabanas Maria Taquara, mulher importante para a cultura e a história do estado do Mato Grosso do Sul, Maria Benedita Deschamps Rodrigues, Maria de Arruda Müller, Ana Maria do Couto May, Maria Lígia Garcia, Tereza de Benguela, Wilsa Sodré e Terezinha Maggi.

Serys disse que Maria Taquara foi uma contestadora das normas" vigentes em sua época, tendo sido uma das primeiras mulheres a usar calças compridas. A senadora assinalou que, até então, a calça comprida era vestuário exclusivamente masculino.

- No entanto, Maria não pensou duas vezes em usar a peça durante suas andanças pelas ruas de Cuiabá, causando escândalo à sociedade. Não era proposital. Foi a necessidade que a levou a usar roupas mais resistentes para a labuta nos córregos e rios da capital. Maria era lavadeira - lembrou.

A senadora disse que, como Maria Taquara, é uma pioneira por ser a primeira senadora mato-grossense. Serys assinalou que foi um desafio atuar num mundo que só pertencia aos homens, mas disse que hoje, graças a sua atuação, já percebe o respeito de muitos deles e o quanto a sua luta pelo fim da violência e pela justiça de oportunidades no mercado de trabalho serve às mulheres.

- Nesta ocasião em que comemoramos os 78 anos da conquista do voto feminino no Brasil, devemos fazer uma reflexão sobre a necessidade, a importância e a urgência de seguirmos na luta aguerrida pela conquista e garantia dos direitos da mulher, seja na vida política, profissional ou social, mas principalmente no respeito à convivência pacífica e isonômica entre os sexos - afirmou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141715/visualizar/