Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 14:13
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Em mais uma ação de combate a pedofilia, a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Janete Riva, ministrou na noite desta quarta-feira (24) a palestra “Todos Contra a Pedofilia”, no município de Alto Araguaia (localizado a 410 km de Cuiabá). Cento e cinquenta pessoas participaram do evento que foi realizado no Plenário da Câmara dos Vereadores do Município com o apoio do presidente do Legislativo, Gustavo Melo (PP), e da vereadora Maria Luíza (PT).

Na oportunidade, a coordenadora disse que a campanha iniciou após o assassinato do menino Kayto, morto após ser violentado sexualmente em abril do ano passado. “Desde então, começamos a levantar essa bandeira”, afirmou Janete. Segundo ela, o Brasil possui um dos estatutos que protege crianças e adolescentes mais modernos do mundo. “Infelizmente, ainda é necessário uma lei para ensinar-nos a cuidar de nossas crianças”, lamentou.

Apesar disso, os registros de abusos contra menores de 18 anos são alto no Brasil. Dados apontam que 80% dos casos ocorrem entre crianças de 2 a 10 anos de idade. No Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada. Em 2008, foram registradas 32.588 denúncias. “Não existe cirurgia psicologicamente para uma criança que foi abusada. Isso fica para sempre”, salientou. 

Segundo Janete Riva, na grande maioria dos casos os abusadores são pessoas que mantém contato direto com a sua vítima e o crime acontece no seio familiar, sendo praticado em geral por pais biológicos, padrasto, tios, etc. “Por isso, temos que estar atentos na reação e comportamento das crianças e, diante de uma suspeita de abuso, fazer a denúncia porque o silêncio é a maior arma do pedófilo. Sem punição, o abusador tende a fazer novas vítimas”, ressaltou.

Nesse sentido, desde o ano passado a Sala da Mulher em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) tem difundido uma campanha contra a pedofilia, levando palestras aos municípios, no sentido de alerta a população e conclamá-la para aderir à causa. Em Mato Grosso também é alto o número de denúncias. Dados da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) mostram que no ano de 2008 foram registradas 734 ocorrências de crimes contra menores de 18 anos em Cuiabá e Várzea Grande. Já no primeiro semestre de 2009, este número subiu para 907, dos quais, em média, 40% das ocorrências dizem respeito a crimes de abusos e exploração sexual contra o menor.

Além da campanha, a coordenadora informou que a Assembleia Legislativa no ano passado fez a doação de 10 carros aos Conselhos Tutelares. Destacou ainda a aprovação de uma emenda parlamentar no Orçamento de 2010 que destina recursos para aquisição de um computador e um veículo para cada um dos 141 municípios do estado.

O presidente da Câmara, Gustavo Melo, disse que em Alto Araguaia também há casos de pedofilia e que são necessárias ações no sentido de combater essa prática. “As pessoas precisam compreender a importância do assunto, perder o medo e denunciar”, destacou. Já a vereadora Maria Luíza, que trabalhou na Vara da Criança e Adolescente, afirmou que se trata de um problema social. “É necessário que toda a sociedade junta e unida ajudar no combate desse crime para garantir o futuro das nossas crianças”, apontou.

Representando a Prefeitura de Alto Araguaia, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maximiliano Gonçalves, parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo Municipal. “Através de ações como essa, preventivas é que fortalecemos as atividades sociais. Quem ganha PE a nossa cidade”, resumiu. Além dessas autoridades, também estiveram presente no evento as vereadoras Valquíria, de Santa Rita do Araguaia (GO) e Cristine Berline por Alto Taquari; as secretárias de Promoção Social de Alto Araguaia, Rosimar Ferreira, e de Educação Abilene Queiroz; além dos representantes dos conselhos tutelares de Alto Araguaia, de Alto Taquari e Santa Rita do Araguaia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141741/visualizar/