Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 13:45
Por: Aline Fernandes

    Imprimir


O PROMADEIRA é o maior evento do setor de base florestal da região da Madeira Tropical. Realizado bienalmente desde 1998 em Mato Grosso, a Feira possibilita a geração e fomento de negócios, qualificação e atualização tecnológica, com a participação de empresas e técnicos de diversos Estados do país e do mundo. Este ano, o evento será realizado de 25 a 28 de agosto, no estacionamento do SESI / SENAI em Sinop (500 km de Cuiabá).

Por ser a grande vitrine do setor, os números de participantes e expositores são expressivos. Desde 1998, mais de 25 mil pessoas visitaram as feiras realizadas nos municípios de Cuiabá e Sinop, municípios que foram sede do evento desse período. Cerca de 500 empresas de todo o Brasil, entre indústrias de máquinas, equipamentos, insumos, madeireiros e moveleiros, participaram das exposições, com uma movimentação expressiva de contatos e comercializações.

Em 2008, foram oito mil visitantes e 105 expositores em quatro dias de eventos realizados em Sinop (MT), incluindo a participação dos artesãos que atuam com reaproveitamento de madeira, com um resultado de avaliação positiva de 80% (bom / ótimo) entre os empresários. “É uma feira de negócios que também possibilita o envolvimento com a comunidade, pois a produção da madeira é um setor com forte ligação social”, explica o coordenador do evento, e presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto.

As metas para 2010, de acordo com os coordenadores do Promadeira, são desafiadoras. Eles esperam um público de 20 mil visitantes e a participação de 150 expositores, entre madeira, móveis, máquinas, equipamentos, institucional e artesanato. “O setor de base florestal em Mato Grosso vem retomando o seu crescimento e a Feira é uma grande oportunidade de negócios para quem compra madeira ou produtos madeireiros e também para quem vende insumos para o setor madeireiro”, analisa o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), João Carlos Baldasso.

Realização - Até 2006, o PROMADEIRA era uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), sendo incluído como ação do programa homônimo de incentivos fiscais do governo do Estado para o fomento do setor madeireiro. A partir de 2008, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM (que congrega os oito sindicatos patronais industriais do setor) assumiu o compromisso de realização e organização do evento, com o objetivo de profissionalizar e consolidar o PROMADEIRA entre as melhores e maiores feiras do setor de base florestal do mundo

Lançamento em Cuiabá - A sétima edição do PROMADEIRA foi lançada em Cuiabá, ontem (24-02), num coquetel com a participação de empresários do segmento, classe política e imprensa. O lançamento foi na sede da Fiemt e contou com a presença do instrumentista, cantos e compositor Gabriel Sater. 

O Promadeira 2010 é uma realização do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Esta é a sétima edição da feira de negócios, que contará, ainda, com o VI Seminário de Negócios da Madeira; III Salão de Móveis, Decoração e Artesanato e IV Encontro Internacional de Negócios, além das visitas técnicas. “Uma ótima oportunidade de negócios e contatos para os empresários do setor de base florestal”, avalia José Eduardo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3644.3666 ou no site do evento: www.promadeira.com.br.

Confira o histórico do PROMADEIRA

1998

Local: Cuiabá – MT – FIEMT

Nº de visitantes: 02 mil

2001

Local: Cuiabá – MT – Centro de Eventos do Pantanal

73 Expositores

Nº de visitantes: 04 mil

2002

Local: Cuiabá – MT – Centro de Eventos Pantanal

60 Expositores

Nº de visitantes: 2, 5 mil

2004

Local: Sinop – MT – Acrinorte

62 Expositores

Nº de visitantes: 04 mil

2006

Local: Sinop – MT – SESI/SENAI/Sindusmad

74 Expositores

Nº de visitantes: 06 mil

2008

Local: Sinop – MT – SESI/SENAI/Sindusmad

105 expositores

Nº de visitantes: 08 mil

2010 (previsão)

Local: Sinop – MT – SESI/SENAI/Sindusmad

150 expositores

Nº de visitantes: 20 mil






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141748/visualizar/