Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 11:29
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Solenidade de assinaturas de termos de cooperação, convênios entre FINEP e Secitec
Solenidade de assinaturas de termos de cooperação, convênios entre FINEP e Secitec

Mato Grosso recebeu na noite desta quarta-feira (24.02) um investimento de cerca de R$ 20 milhões para pesquisas na área de Ciência Tecnologia e Inovação, por meio de sete convênios assinados entre o Governo do Estado e a Empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Programa Inovar Mato grosso - Programa de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, do qual fazem parte os convênios assinados, foi lançado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia durante a solenidade na sala de videoconferência, que contou com a presença do governador Blairo Maggi e do presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes.

Durante o seu discurso, o secretário Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, anunciou as finalidades dos convênios assinados, e que somente para análise em 2010 a Secitec-MT já mandou para a Finep analisar diversos convênios com valor estimado em R$ 43 milhões. “Estamos vivendo uma fase nunca antes vista em Mato Grosso de avanço na área de Ciência e Tecnologia. estamos conseguindo a cada ano aumentar essa parceria que temos com a Finep. O governador Blairo Maggi é um homem de muita visão e sabe da importância de se investir em pesquisas”, disse.

O presidente da Finep teceu elogios à maneira com que Mato Grosso tem buscado mudar sua realidade nesta área e evoluído no que diz que diz respeito á pesquisa. “O esforço que temos desprendido para liberar esses recursos para financiar essas pesquisas encontra eco e parceria aqui em Mato Grosso. Sou um profundo admirador do governador deste Estado, pois antes de se tornar um gestor público, ela já era um empreendedor, um inovador”, disse.

Durante seu discurso, o governador Blairo Maggi lembrou aos presentes que para que Mato Grosso chegasse a ter essa força que tem hoje economicamente e se tornasse uma potência na agricultura, foi preciso muita pesquisa. “Para que Mato Grosso se tornasse essa potência, foi necessário que o governo investisse há muitos anos milhões de reais na Embrapa e transformar esse pedaço de terra do país que ninguém queria e que era Mato Grosso, no mais promissor campo de produção do Brasil”, finalizou.

O governador abriu oficialmente a Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo central elaborar diretrizes para a consolidação de um Sistema Nacional articulado que promova a efetiva cooperação entre os âmbitos federal, estadual e municipal, consolidando a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A etapa estadual acontece no dia 14 e 15 de março, em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal.

Cuiabá também vai sediar a conferencia da Região Centro-Oeste, nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Eventos do Pantanal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141768/visualizar/